icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
17/11/2017
Assinantes terão desconto exclusivo para inauguração
17/11/2017
Displays de divulgação foram distribuídos no comércio
17/11/2017
Cine 8D é atração inédita na região
17/11/2017
Festa da padroeira é marcada por ordenação
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Rejane B. Minuzzi

Primeiro dia da Quaresma

Passado o feriadão de Carnaval, chegamos à Quarta-Feira de Cinzas, que representa o primeiro dia da Quaresma, podendo também ser designada por Dia das Cinzas. É uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa. A origem desse nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

 

INDESA / FLIS

Com a confirmação da participação do Centro Cultural móvel mantido pelo Sesi na Festa Literária de Seberi (FLiS) deste ano a expectativa só aumenta. O caminhão que se transforma em biblioteca, palco e sala multimídia estará novamente na cidade entre os dias 18 e 22 de abril. Toda equipe de voluntários do Indesa está muito feliz com mais esta parceria confirmada. Ainda estamos em busca de empresários locais e regionais para integrar as ações de financiamento desta segunda edição. Está sendo distribuído o kit de divulgação e, como contrapartida, cada investidor participará do workshow no dia 18 de abril, com o escritor e compositor Thedy Corrêa. Agende uma visita que a equipe do Indesa vai até sua empresa. Desde já agradecemos pelo apoio à cultura.

 

VOLTA ÀS AULAS

Estamos voltando logo, logo às aulas. É hora de organizar o material. Este momento de retorno à escola pode ser também uma boa época para repensarmos os conceitos transmitidos aos filhos e sobre a importância de não passar valores consumistas. Eis a questão: será que precisamos comprar tudo de novo? Mochila, estojo, lápis e lancheira? Ou podemos só repor algumas coisas que faltam e reaproveitar outras. Pode ser bacana tirar um dia para arrumar o material com as crianças: limpar a mochila, apontar os lápis e arrumar o estojo. Você vai ver que muitos materiais ainda devem estar em bom estado. Outra dica é mostrar aos pequenos que podemos voltar às aulas com novidades diferentes e não só com materiais novos. Voltar às aulas pode significar muitas histórias para contar, então faça com seu filho um diário de férias com fotos e registros de momentos divertidos para que ele possa compartilhar essas novidades com os amigos e professores.

 

 

Abraços!

rejane.minuzzi@hotmail.com

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.