icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
26/07/2017
Itapagé goleia e amplia série invicta
26/07/2017
Saque das contas inativas está na última semana
26/07/2017
17º Acampamento Farrapo apresenta sua nova corte
26/07/2017
Confraternização celebrará os 21 anos de Moto Clube Animal
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Marcos A. Corbari

Parabéns, AU, pelos 50 anos!

 

Parece clichê, mas é impossível não começar assim: não é fácil fazer jornal. Aliás, nada mais clichê do que começar falando de um jornal, aos seus 50 anos, com um “clichê”. Figura de linguagem e instrumento de trabalho dividem a mesma expressão grafada. No próximo sábado vamos brindar, comemorar e festejar o meio século deste ilustre senhor, o jornal O Alto Uruguai.

Quanta história foi contada através de suas páginas? Quantas vidas foram integradas através deste imenso enredo que se desenvolve há 18.250 dias? Pensar no trabalho desempenhado pelo noticioso mais longevo deste canto do mundo é desenhar na imaginação a escritura de um imenso livro, onde se somam recortes de nossa existência em um imenso mosaico social.

Sabes por que não é fácil fazer jornal? Tem muitas respostas para esta questão, muitas mesmo. Mas uma me parece a mais adequada: porque um jornal precisa ser “feito” novamente a cada edição. Para não nos atermos demais na viagem no tempo e evitar pensar na manipulação dos clichês gráficos de outrora, diria que – hoje – a cada vez que se tecla “enter” e despacha-se o arquivo digital da edição para a impressão, não se finaliza um trabalho, ao contrário, inicia-se um novo.

Só quem já fez parte de uma redação sabe o preço dessa rotina. O quanto custa de esforço, dedicação e amorosidade pelo que se faz. Só faz jornal quem acredita em jornal. Só faz jornal quem definitivamente ama jornal. Não se mantém no mercado, muito menos na profissão, quem não tem estômago forte, coração robusto, gênio resiliente e persistência que beira a teimosia.

Hoje o meu papel como colunista deste noticioso não é a cronicidade diária de minha comunidade, mas sim o exercício festivo de parabenizar ao jornal O Alto Uruguai pelos seus 50 anos de histórias contando nossa história. Parabéns a cada jornalista e jornaleiro, a cada gestor, servente, impressor... Parabéns aos vendedores, aos diagramadores, aos revisores... Parabéns aos colegas colunistas, cartunistas, fotógrafos... Parabéns aos leitores, aos anunciantes, aos prestadores de serviços... Parabéns aos publicitários, relações públicas, designers... Enfim, parabéns a todos e muito obrigado! O brinde deixamos para sábado, ao som de Abba! Até lá! ;)

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.