icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
23/09/2017
PRF flagra carreta com 17 toneladas acima de sua capacidade
22/09/2017
Irmã Maria das Graças Guedes discute gênero
22/09/2017
Duas pessoas são presas por tráfico de drogas
22/09/2017
Conta de luz mais cara em outubro
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Marcos A. Corbari

Uma festa diferente

 

 

Tantas vezes reclamamos da ausência de ofertas de atividades de cultura e entretenimento em nossas cidades. Estamos distantes dos grandes centros, o que realmente dificulta a realização de atividades mais arrojadas. Porém, com maior ou menor intensidade, sempre há iniciativas de resistência, ações e atividades que são programadas para mostrar que existimos e que, como diz a música dos Titãs, não queremos “só comida” ou “só bebida”, que temos fome também de diversão e arte. E neste momento, quando a oferta existe, nós nos movemos de nossa zona de conforto para participar? Será que nos voluntariamos para ajudar? Será que fazemos nossa parte para que isso venha a acontecer cada vez mais?

 

Pois bem, entre os dias 18 e 21 de abril teremos Festa Literária em Seberi. Teatro, música, arte, palestras, brincadeiras, contação de histórias, poesia, feira do livro, cinema e muito, muito, muito mais. Já reservou essas datas para participar? Então acessa a página www.festaliteraria.com.br e confere a programação. São atrações para todos os públicos, em um ambiente especialmente preparado para receber a todos os entusiastas da cultura, sem comercialização ou consumo de bebidas alcóolicas, sem inserção de atrativos que baseiam-se na exploração do corpo, em um território livre de todo e qualquer preconceito, tendo ainda toda atenção para o respeito com a natureza e preservação do meio ambiente.

 

Ainda estamos nos esforçando para fechar as contas deste evento que traz, entre outros, nomes como Thedy Correa, Grupo Timbre de Galo, Orquestra Jovem do Sesi, Tabajara Quarteto, Grupo Cantábile, Neri Wirti, Bombom... e muitos outros. Se você puder ajudar com uma pequena contribuição para nossa iniciativa de financiamento coletivo, entre em contato conosco (corbari.marcos@gmail.com ou rejane.minuzzi@hotmail.com).

 

Reflexão frente ao céu nublado

 

Aumenta o ódio. Aumenta a intolerância. Aumenta o fundamentalismo. Gregos e troianos vivem clima de insensata rivalidade, mostram-se capazes de atrocidades, mostram-se passíveis de viver, conviver e defender atrocidades (sim, a redundância é proposital). Eu, cá de meu canto do mundo, observo com tristeza a forma como cada dia mais pessoas aceitam a divisão ideológica, comportando-se como gado que se aparta entre as cercas de dois senhores. Já faz tempo que não tenho o vigor inocente dos que se julgam donos da verdade, faz muito que reconheci a fragilidade de algumas de minhas "bandeiras". Não tem sido fácil, mas mantenho minha fé de que ao apagar das luzes prevalecerão vozes de bom senso, serão caladas as ofensas, cessadas as ameaças, e como crianças que com simplicidade resolvem suas divergências para não perder o resto do tempo de brincar, também nós — canhotos e destros — estaremos dispostos e prosear em volta da mesma mesa, dividindo o tempo de vitrola entre os cantares do gentil Chico e os uivos ancestrais do velho Lobo.

 

"E acreditam nas flores vencendo o canhão" (Vandré)

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.