icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
27/06/2017
Posto Central com horário estendido em FW
27/06/2017
Veículo de Rodeio Bonito envolve-se em acidente
27/06/2017
Programa Educação Fiscal premia redações
26/06/2017
Projeto beneficia famílias e empresas frederiquenses
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Márcio Silva | A vida sobre rodas

E O QUE DIZER DO EXAME TOXICOLÓGICO

 

Antes de você responder se é a favor ou contra o exame toxicológico, pois a partir de março de 2016 passou a ser exigência em todo o Brasil para os motoristas profissionais habilitados nas categorias C, D e E, responda rápido quanto vale uma vida ou mais? Ou quanto vale seu emprego, caso se enquadre na exigência? Como educador e profissional atuante na área eu sou a favor independente dos custos, pois concretizada a finalidade da lei que é a de reduzir acidentes e salvar vidas, qualquer um de nós que usa o trânsito também se beneficia com a lei.

Não são só os motoristas profissionais das estradas e rodovias que se encaixam nessa lei, diversos outros profissionais do trânsito também se encaixam. Cito os instrutores de autoescola, os examinadores de trânsito do Dentran/RS e os tão solicitados e exigidos motoristas das secretarias de saúde dos municípios de pequeno porte, do interior, que levam pacientes todos os dias as diversas cidades de maior porte, para tratamento de saúde.

Entenda o exame: a análise do cabelo determina a presença de vestígios de drogas localizados no interior de seus fios. O processo analítico detecta drogas e metabólicos que foram absorvidos e permanecem fixos no cabelo meses após o consumo. Tanto o cabelo como o pelo corporal crescem 1 cm por mês. Isto significa que uma amostra de 3 cm de comprimento, por exemplo, representa um período aproximadamente de três meses. Sendo assim, uma amostra de 12 cm representa um perfil de uso de 12 meses.

Em comparação com amostras de urina e saliva, somente amostras de cabelo são capazes de determinar o uso de droga por um período de meses ou anos. Como a droga migra para o cabelo? As substâncias se depositam no cabelo de várias maneiras, principalmente através da corrente sanguínea, mas também podem ocorrer através da transpiração e da oleosidade da pele.

Cada folículo de cabelo tem seu próprio suprimento de sangue. À medida que o cabelo cresce, drogas e metabólicos são incorporados na porção interna do cabelo, conhecida como córtex e lá permanecem finas. Por fim, é uma boa hora e um bom motivo para ter força de vontade para quem, caso e supostamente, se algum profissional da estrada – não todos – faz uso de drogas para se manter acordado, de parar com o uso, ou irá perder não só o emprego, mas a vida, a CNH, a família, os amigos e tudo o que já conquistou com tantos quilômetros rodados.

           

 

Prof. Márcio Silva

Examinador de Trânsito do Detran/RS

Especialista em Direito de Trânsito – Verbo Jurídico - POA/RS

Especialista em Trânsito e Educação no Trânsito – Unochapecó/SC

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.