icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
17/11/2017
Assinantes terão desconto exclusivo para inauguração
17/11/2017
Displays de divulgação foram distribuídos no comércio
17/11/2017
Cine 8D é atração inédita na região
17/11/2017
Festa da padroeira é marcada por ordenação
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Frei José Isidoro Olkoski Título

O Bom Pastor

Pastor é aquele que vai à frente do rebanho para indicar o caminho, que conduz as pastagens e as nascentes de água.

No Antigo Testamento essa imagem era muito familiar ao povo judeu. Muitos líderes foram pastores: Jacó, Moisés, Davi... Frequentemente Israel é comparado a um rebanho, do qual Deus é o Pastor. Ezequiel afirma que o próprio Deus assumirá a condução do seu povo. Ele porá à sua frente um Bom Pastor, que o livrará da escravidão e o conduzirá a vida. Essa promessa se cumpre em Jesus.

No Evangelho, em Jó 10,27-30, Cristo se apresenta como o "Bom Pastor". A missão de Jesus consiste em conduzir os homens as pastagens verdejantes e as fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. Na parábola, vemos duas atitudes: 1- A atitude do Pastor (Cristo): - "Dá a vida pelas ovelhas..." - conhece: "Eu conheço as minhas ovelhas..."  - cuida delas: "Jamais se perderão, ninguém vai arrancá-las de minhas mãos".

Muitos ficam perturbados diante das falhas de representantes da igreja, das crises e confusões, que percebem nas comunidades. A Igreja não está confinada apenas nas mãos de pastores humanos, estes são apenas instrumentos, necessários e imperfeitos, do único pastor que guia a Igreja e que nos garante: "Eu mesmo dou a vida para elas, e ninguém vai arrancá-las de minhas mãos...".

Quem são os "verdadeiros Pastores"? Hoje muitos se apresentam como Pastores, prometendo vida, conforto, felicidade. Em quem devemos confiar? Quem são os "verdadeiros Pastores"?

Cristo é o único Pastor dos cristãos, da igreja, na qual os demais pastores são apenas instrumentos. Pessoas que presidem e animam nossas comunidades cristãs: bispos, padres, ministros, apesar dos seus limites e imperfeições, mas o único Pastor, que devemos escutar e seguir sem condições, é Cristo.  Pessoas que ensinam a mensagem de Cristo: os pais, os mestres, os catequistas. Os companheiros de trabalho que se comportam com honestidade, a mãe, que marcada pela dor, tudo suporta com paciência e com amor, o pai que educa o filho para o perdão, para a reconciliação, para a partilha.

Características do bom Pastor: O bom pastor abre caminho, conhece suas ovelhas, é providente, vigia as ovelhas e as cura, deseja salvar todo o rebanho; é missionário, é coração. O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas.

A atitude das ovelhas: Elas escutam, supõe a alegre adesão ao conteúdo do que se escuta, a obediência à pessoa que fala, a escolha de vida daquele que se dirige a nós... Elas conhecem, envolve toda a pessoa humana (mente, coração, vontade), deixando-se transformar pela sua voz no caminho da vida; elas seguem, e Cristo torna-se o único guia de sua vida.

Quem são as ovelhas desse rebanho? Só os que foram batizados e estão associados a uma paróquia? Só os que frequentam regularmente a igreja? São todas as pessoas que escutam a sua voz e o seguem. Pode ser discípulo do bom Pastor também aquele que, embora não conheça Cristo, se sacrifique pelo pobre, pratique a justiça, a fraternidade, a partilha dos bens, a hospitalidade, a fidelidade, a sinceridade, a recusa à violência, o perdão aos inimigos, o compromisso com a paz.

                                                                        Frei José Izidoro Olcoski

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.