icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
25/09/2017
Concurso irá escolher 12 desenhos para ilustrar calendário 2018
25/09/2017
Estação reinaugura com novidades
25/09/2017
Estudantes são premiados na 5ª Mostra de Ciências
25/09/2017
Secretaria de Esportes entrega alimentos para entidades
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Rejane B. Minuzzi

Questões político-partidárias

Inicio a coluna de hoje falando de um assunto que está em muitas postagens, tanto no Facebook como em outras redes sociais, sobre questões político-partidárias. Penso que se não soubermos respeitar a opinião dos outros, principalmente quando há divergências com a nossa, não haverá crescimento. Costumo, em minhas falas em cursos de pós-graduação, nos quais atuo na região, exemplificar o atrito das rodas de uma bicicleta com o solo, pois sem este atrito ela não andará. Esta mesma ideia se aplica no nosso viver diário, pois pensamentos discordantes, na maioria das vezes, representam crescimento não só pessoal, mas de todo um grupo de pessoas. O período eleitoral se aproxima, alguns se posicionam publicamente, outros não se manifestam. Devemos respeitar as opiniões contrárias a nossa, e o mais importante é não observar somente os erros dos candidatos, as coisas negativas. Vamos refletir sobre as coisas boas que “os outros” certamente possuem e, ao mesmo tempo, vamos tratá-los como adversários de ideias e não como inimigos, pois todos nós devemos lutar para uma melhor qualidade de vida da população seberiense.

 Apae

Foi realizado entre os dias 27 e 29 de julho, em Passo Fundo, o Congresso Estadual das Apaes, com o tema “O desafio da igualdade na diferença”, onde participaram cerca de 600 pessoas. O ponto alto foi a palestra com o psiquiatra e escritor Augusto Cury, autor de vários livros. Entre eles destaco o “Vendedor de sonhos”, “O futuro da humanidade”, “O semeador de ideias” e “Inteligência multifocal”. Cury é considerado o escritor mais lido deste século. É importante salientar que a palestra está disponível no Facebook da Apae Passo Fundo. A programação foi pensada de maneira a contemplar as áreas de educação, saúde e assistência social. Além de oficinas com aulas práticas, aconteceram paralelamente ao congresso o 6º Fórum dos Autodefensores das Apaes, além de oficina para famílias e também aos gestores das instituições. Participaram da região as Apaes de Seberi, Frederico Westphalen, Tenente Portela, Jaboticaba, Rodeio Bonito, Redentora e Erval Seco.

 Olimpíada

Você que está lendo esta coluna provavelmente não irá assistir outra Olimpíada sediada aqui no Brasil. Acredito que devemos manter nosso olhar focado para o esporte em si e não para questões negativas. É importante lembrar que o esporte tem um poder de transformação. A prática desportiva é marca característica do Brasil, mas não devemos esperar somente medalhas, pois a qualidade de vida, o fortalecimento de centros de formação esportiva e o desenvolvimento das práticas de esportes podem ser consolidados após este grandioso evento em nível mundial e deve ser a marca maior. Acompanho a seberiense Silvana Bottene, que exerce a função de professora de Educação Física no município de Nova Hartz, que está atuando como voluntária no Rio de Janeiro. É notável o clima de sonhos, pessoas felizes pelas ruas apostando no esporte e no voluntariado. Mesmo no período difícil que nosso país enfrenta, existem pessoas que acreditam e apostam em uma sociedade justa, onde haja união de povos, mesmo com suas diferenças ideológicas e culturais, como explicitam os anéis olímpicos.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.