icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
25/09/2017
Concurso irá escolher 12 desenhos para ilustrar calendário 2018
25/09/2017
Estação reinaugura com novidades
25/09/2017
Estudantes são premiados na 5ª Mostra de Ciências
25/09/2017
Secretaria de Esportes entrega alimentos para entidades
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Mirtes Quadros | Ecos da Tradição

33ª Cavalgada do Mar I

33ª Cavalgada do Mar I – Entre os dias 17 e 25 de fevereiro, será realizado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o maior evento festivo de cavaleiros e amazonas do mundo, constando do livro de recordes “Guiness Book”. Trata-se da 33ª edição da Cavalgada do Mar, promoção do Piquete da OAB/RS e da Fundação Cultural da Cavalgada do Mar, que estará em Torres dia 25 do próximo mês. Desde 1984, a tradicional Cavalgada do Mar vem unindo milhares de cavaleiros pela costa das praias gaúchas. Em 2017, ao longo desse trajeto, são esperados mais de dois milhões de espectadores. Além disso, o evento é aberto à participação de todos e já recebeu representantes de Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai e de muitos Estados brasileiros. A cavalgada seguirá no sentido inverso ao da Costa Doce, indo do Sul ao Norte. O trajeto de 240 km será do Balneário Dunas Altas, município de Palmares do Sul, até Torres e já é considerada a maior concentração de pessoas a cavalo no Mundo. Para participar, basta estar em um piquete ou CTG, ter o cartão tradicionalista, estar pilchado e ter os documentos sanitários para os animais.

 

33ª Cavalgada do Mar II – A concentração da Cavalgada começa dia 17 de fevereiro, em Palmares do Sul (Balneário Dunas Altas); dia 18, Pinhal; dia 19, Cidreira; dia 20, Tramandaí; dias 21 e 22 em Imbé; dia 23 em Capão da Canoa, dia 24 em Arroio do Sal e dia 25, em Torres, quando ocorre o encerramento. A 33ª Cavalgada trata-se de uma marcha de oito dias percorrendo cerca de 240 quilômetros de extensão pelo Litoral Norte, reeditando uma parte da jornada feita pelos “carreteiros” que durante os séculos XVIII e XXIX transportavam mercadorias entre o comércio de São Paulo e a região do rio da Prata, ficando historicamente conhecido como o “Caminho do Carreteiro”.

 

Cartão Tradicionalista – No último Encontro de Patrões de 2016, ficou definido que os Cartões Tradicionalistas serão confeccionados por uma pessoa integrante da diretoria da 28ª RT. Para que todo o trabalho de digitação, conferência e encaminhamento sejam agilizados, ficou definido que só serão recebidas as fichas de encaminhamento que estiverem devidamente preenchidas e assinadas, acompanhadas de cópia dos documentos, RG e CPF, foto e o valor do cartão, que hoje é de R$ 25. Orientou-se que as entidades destaquem uma pessoa que faça a recolha dos pedidos, a conferência e o encaminhamento para a 28ª RT, responsabilizando-se também pelo acompanhamento e posterior entrega do Cartão Tradicionalista. Por já existir registros de diversos cartões que foram encaminhados e nunca retornaram, sugere-se que seja feito um documento de protocolo de entrega dos mesmos à Coordenadoria e posteriormente ao titular, pois trata-se de documento de grande importância dentro do MTG, cuja não portabilidade impede a participação em eventos como rodeios, cavalgadas oficiais, Enart, entre outros tantos que acontecem durante o ano.

 

Posse da 28ª RT – Eleito no 65º Congresso Tradicionalista em Bento Gonçalves no mês de janeiro, o coordenador da 28ª Região Tradicionalista, Fábio Joel Hirschinger, tomará posse, junto com toda a diretoria, no dia 23 de fevereiro, no CTG Gaudérios do Rodeio, em Rodeio Bonito.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.