icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
23/05/2017
Lions Clube está comercializando Pizza Solidária
22/05/2017
Mais atenção à terceira idade frederiquense
22/05/2017
Crianças do Promenor recebem calçados
22/05/2017
Dort e saúde mental do trabalhador são abordadas
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Frei José Isidoro Olkoski Título

Quaresma

O tempo sagrado da Quaresma é um período de 40 dias, que nos lembra fatos importantes da história da salvação e que são convites para a nossa conversão:

- O povo caminha 40 anos no deserto, antes de entrar na Terra Prometida. Foi uma experiência de purificação dos falsos deuses, de adesão aos mandamentos (aliança) e de solidariedade no deserto...

- Elias caminha 40 dias e 40 noites até o Monte Sagrado de Oreb.

- O dilúvio: 40 dias para purificar a humanidade corrompida.

- Moisés: 40 dias no Sinai antes de receber a lei...

  - Jesus: 40 dias no deserto antes de iniciar a vida pública...

- Quaresma é para nós um tempo forte de conversão e renovação em preparação à Páscoa.

Qual é o espírito que deve animar esse tempo: O profeta Joel exorta à conversão: "Rasgai os vossos corações, não as vossas vestes" (Jl 2,12-18). A Quaresma é tempo de rasgar o coração e voltar ao Senhor. Tempo de retomar o caminho, de se abrir à graça do Senhor, que nos ama e nos socorre.

No Evangelho Jesus apresenta três práticas religiosas dos judeus (a esmola, a oração e o jejum), que devem ser realizadas com autenticidade, sem exibicionismo... São também os três caminhos quaresmais apontados pela Igreja:

  - A oração nos leva a uma experiência pessoal com Deus.

- O jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior. 

- A esmola nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno, em gesto de solidariedade e de partilha.

No caminho de conversão quaresmal, a Igreja no Brasil nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de libertação. O tema desse ano é: "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida", tendo como lema "Cultivar e guardar a Criação" (Gn2,15). A campanha deseja lembrar, que todo o cristão deve ser um cultivador e guardador da obra criada. "O objetivo principal é cuidar da criação, especialmente dos biomas brasileiros, dons de Deus, é promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

Cuidar dos biomas brasileiros, além de ser uma ação de fé e cidadania, é uma ação de comprometimento com Deus. É o que afirma o papa Francisco, através da encíclica Laudato Sì. 

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.