icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
17/11/2017
Assinantes terão desconto exclusivo para inauguração
17/11/2017
Displays de divulgação foram distribuídos no comércio
17/11/2017
Cine 8D é atração inédita na região
17/11/2017
Festa da padroeira é marcada por ordenação
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Mirtes Quadros | Ecos da Tradição

CTG Rodeio da Querência inicia atividades artísticas

As atividades artísticas do CTG Rodeio da Querência iniciaram no dia 6 de março, segunda-feira, com as invernadas dente de leite, das 19 horas às 20 horas, e pré-mirim, das 20 às 21 horas. Os instrutores destas duas categorias são Juliano dos Santos e Francieli Bertoletti da Rocha. Já na quinta-feira, 9, iniciaram as atividades de ensaios com a invernada mirim, que terá como instrutor Pablo Silveira. A coordenação artística, representada por Marcel e Sandra Vendruscolo, informa que está sendo formada a invernada juvenil, para a qual ainda existem vagas. O elenco juvenil deve estar na faixa etária dos 13 anos em diante, sendo que os interessados devem procurar o CTG com brevidade. Por outro lado, só serão admitidos alunos até a primeira quinzena de abril, tendo em vista a organização dos elencos.

 

Departamento Jovem – O Congresso Tradicionalista do mês de janeiro definiu através de votação da juventude presente, os novos dirigentes de um dos Departamentos principais do MTG, o Departamento Jovem. É indiscutível a importância da presença e participação dos jovens no Movimento Tradicionalista, que na mão deles foi idealizado e consolidado, e através deles que se perpetuará. Assumiram os peões Eduardo Gusmão Bittencourt, o famoso “Bergamota”, de Bagé, e Felipe Portinho de Marau, em cujas mãos as rédeas do Departamento Jovem serão muito bem conduzidas no ano de 2017.

 

Cavalgada da Paz – A 21ª edição da Cavalgada da Paz Tenente Mario Portela aconteceu de 2 a 5 de março. Os 128 quilômetros percorridos tiveram início no CTG Fronteira do Rio Grande, em Vicente Dutra, passando pela linha Mendes até o Ipuaçu. Dali, a cavalgada dirigiu-se até a sepultura do Tenente Mario Portela, onde foi realizada uma cerimônia no local da chacina reverenciando os mortos do episódio. O pernoite aconteceu em Palmitinho, seguindo o trajeto no dia seguinte até Frederico Westphalen e encerramento em Caiçara, com almoço. A coordenação da cavalgada esteve sob responsabilidade de Décio Bueno, com apoio do patrão Gentil Andreola e Marino Gausmann.

 

Cartões tradicionalistas – Alertamos todos os dançarinos dos elencos artísticos e laçadores campeiros, para que observem a data de validade do cartão tradicionalista, pois o MTG está implantando maior rigidez na exigência da portabilidade deste documento de identificação. Da mesma forma, cada CTG deve delegar a responsabilidade para uma pessoa da patronagem, que no decorrer de 2017 deverá encaminhar os pedidos de novos cartões, ou renovações eventuais. Para encaminhamento do primeiro cartão tradicionalista, é necessário o preenchimento do formulário, cópia de RG e CPF, foto3x4 e pagamento da taxa de R$ 25. A renovação exige a anexação do cartão antigo. A responsável direta pela confecção dos cartões, ligada à 28ª RT, só recebe a documentação, se todos os dados estiverem preenchidos corretamente com as cópias dos documentos.

 

29ª Fecars – No próximo fim de semana, de 16 a 19 de março, Rolante estará recebendo as equipes de laçadores campeãs de todo o Estado, para a grande Festa Campeira – evento anual, que reúne os seletos grupos de laçadores de cada Região Tradicionalista. Paralelo à Festa Campeira, acontecerá no dia 18, sábado, o 18º Seminário da Cultura Campeira, com o tema Tropeirismo. A nossa Região Tradicionalista se fará presente com uma seleção dos melhores laçadores, garimpados dos últimos rodeios crioulos.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.