icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
22/07/2017
Doação de agasalhos e alimentos é transferida
21/07/2017
Planalto é destaque em educação fiscal
21/07/2017
Festas homenageiam colonos e motoristas
21/07/2017
Café Colonial terá cardápio típico
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Jô do Carmo | Panorama Político

PT deve oficializar Lula em 2018

Se depender do candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), Lindbergh Farias, Lula será o candidato ao Palácio do Planalto pelo partido em 2018. O senador pelo Rio de Janeiro esteve na semana passada em Porto Alegre, onde se reuniu com lideranças petistas do Estado para conseguir apoio do diretório gaúcho na convenção nacional do partido, que irá ocorrer em junho, quando será eleito o novo presidente do PT. Farias encabeça a chapa “Muda PT”, em oposição à corrente “Construindo Um Novo Brasil”, liderado pelo atual presidente do PT, Rui Falcão. Lindbergh, no RS, já tem apoio de lideranças como Tarso Genro, Olívio Dutra, Raul Pont e Carlos Pestana.

 

Em busca do asfaltamento da ERS-591

O prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, esteve visitando o gabinete do deputado estadual Gilmar Sossella, em Porto Alegre, na quinta-feira, 9, buscando o agendamento de uma audiência com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. A pedido do deputado, a audiência foi agendada para o dia 22 de março, a qual também deve contar com a presença do prefeito frederiquense José Alberto Panosso. O objetivo é reivindicar o asfaltamento da ERS-591, no trecho de 12 quilômetros, que atualmente é de chão batido. Além disso, a visita do prefeito ametistense também buscou agilizar a liberação de R$ 250, já autorizados para serem repassados para a Coperametista, através da Consulta Popular 2015. O montante será utilizado para a aquisição de uma câmara fria e de uma balança.

 

Mulheres em ação

Na região, a Semana da Mulher 2017 foi marcada por homenagens pelo Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Em Palmeira das Missões, a Câmara de Vereadores realizou a Entrega do Troféu Mulher Cidadã, ato em que a vereadora Karin Uchôa – única representante mulher na Casa –, e um vereador da oposição e situação se pronunciaram. O prefeito em exercício, Lúcio Borges, prestigiou o evento deixando uma mensagem de valorização e boas perspectivas às mulheres. A Coordenadoria da Mulher, o Conselho dos direitos da Mulher e o Fórum da Mulher marcaram presença no evento. Uma sessão solene de entrega do Troféu Mulher Cidadã também ocorreu em Seberi, na sexta-feira, 10.

 

Encontro mulheres Palmitinho

Em Palmitinho, lideranças de vários partidos participaram do encontro das mulheres, na linha Esquina do Comércio, no último sábado, 11, onde estiveram reunidos o presidente do STR e vereador Deonir Sarmento, e o presidente do Legislativo, Arlei Bonafé.

 

AL na mobilização para compensações da Lei Kandir

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Edegar Pretto (PT) e deputados que integram o colegiado de líderes da Casa estiveram, no último dia 7, com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, para reforçar a mobilização sobre a renegociação da dívida dos Estados com a União e a necessidade de incluir a compensação das perdas da Lei Kandir na mesa de negociação. As perdas acumuladas aos cofres do RS com a falta de repasses da Lei Kandir chegam ao valor de R$ 43 bilhões. “Estamos fazendo uma forte mobilização para elaborar uma agenda com todos os poderes do RS e dos demais Estados que têm créditos da Lei Kandir, para que possam receber aquilo que é de direito. Sabemos que é necessária a pressão política, e hoje entregamos um documento ao governador para reforçar a necessidade do Executivo cobrar a dívida. Temos recursos para receber e queremos esgotar todas as possibilidades de ressarcimentos que colaborem com a situação do Estado”, avalia Edegar Pretto. Positivo!

 

Somando forças

Na terça-feira, 14, o presidente do Parlamento gaúcho, Edgar Pretto, esteve em audiência com autoridades governamentais em Brasília e em São Paulo, para tratar da crise fiscal, o direito dos Estados em relação às compensações da Lei Kandir e a concessão de rodovias no RS. A assembleia vai conduzir agendas em todos os Parlamentos, de todos os Estados que têm compensações da Lei Kandir. O colegiado de líderes também aprovou calendário de mobilização a ser feito pelo Parlamento sobre o tema das compensações. A partir disso, também serão organizadas reuniões com os demais poderes do Estado para tratar do assunto.

 

Amzop – nova diretoria realiza reunião

A nova diretoria da Amzop realizou uma reunião de transição, no último dia 8, na sede da entidade, em Seberi.  O atual presidente, prefeito de Rondinha, Ezequiel Pasquetti, informou que a nova diretoria dará continuidade na defesa de demandas regionais, como HPR, acompanhar a construção da ‘ponte da integração’ sobre o rio da Várzea, entre Liberato Salzano e Rodeio Bonito, obras dos acessos asfálticos, implantação do frigorífico de peixes de Seberi, assim como elaboração de projetos comuns aos municípios, voltado ao setor primário. “Foi um encontro produtivo, de encaminhamento das primeiras ações da nova gestão que vai comandar a associação”, disse Pasquetti. Uma audiência de prefeitos da Amzop está prevista para o dia 18 de abril, em Brasília, no Ministério da Agricultura, onde serão encaminhados projetos relacionados ao setor primário.

 

Menos para fazer mais

O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso (PMDB), adiou a nomeação de novos secretários. O anúncio de novos nomes era aguardado para o início de março. Mas, primando pela economia do dinheiro público, o gestor decidiu adiar a nomeação dos novos secretários. “A decisão beneficiará os cofres públicos e trará melhorias à comunidade, visto que a economia será revertida em maquinário e demais serviços essenciais para o desenvolvimento do município”, informa. A população recebeu bem a notícia, visto que todos são conhecedores do cenário bastante difícil pelo qual passam a maioria dos municípios país afora.

 

Aliás...

Ainda em janeiro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, falou sobre a crise dos municípios e alertou os prefeitos que estavam assumindo que “a iniciar um processo de contenção de despesas, de requalificação de seu quadro, não devem nomear novos secretários. E têm que buscar melhorar a arrecadação e melhorar a despesa”.

 

Parceria

No último dia 10, o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) cumpriu agenda na Prefeitura de Palmeira das Missões. Loureiro foi recebido pelo vice-prefeito Lúcio Borges, pela presidente da Mulher Trabalhista, Laerta Gomes de Souza, secretários, vereadores e integrantes do PDT. O parlamentar agradeceu o apoio da comunidade palmeirense e reforçou a parceria com a cidade. Ele visitou o Hospital de Caridade e demonstrou apoio na busca de recursos para implantação da UTI.

 

Demanda trabalhista

O vereador frederiquense Oliverio de Vargas (PDT) participou, na última semana, de reunião da Comissão de reforma do Estatuto da Criança e do Adolescente, em Brasília. Na ocasião, conquistou junto ao gabinete do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), a emenda parlamentar de RS 200 mil, destinada ao Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen.  “Pompeo entendeu a situação do nosso município e garantiu o recurso para o HDP, que vai ajudar no atendimento”, declara o edil.

 

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.