icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
18/10/2017
Leitores da Novo Rural concorrem a viagem
16/10/2017
1º Costelão Maragatos reúne centenas de pessoas
16/10/2017
Vestibular de Verão 2018 será lançado nesta terça-feira
16/10/2017
Estandes estão sendo comercializados
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Jô do Carmo | Panorama Político

Benefício aos agricultores

O deputado federal Covatti Filho apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que busca agilizar a aquisição e venda de alimentos pelo governo federal. A iniciativa pretende extinguir o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), formado pelos ministérios da Agricultura, Fazenda, Desenvolvimento Agrário e Casa Civil. Hoje, este conselho precisa dar o aval para venda ou formação de estoques públicos de alimentos. Conforme o parlamentar, isso acaba atrasando o processo e prejudicando os agricultores. Com o fim do conselho, as decisões de aquisição dos estoques públicos de alimentos, realizadas por meio da Conab, passam apenas pelo Ministério da Agricultura, agilizando o processo. Os estoques públicos de alimentos são uma forma de garantir ao agricultor o preço mínimo oficial pelo produto adquirido, em épocas que os preços de produtos agrícolas estão muito baixos.

 

Região representada em reunião-almoço com Sartori

Empresários e lideranças da região estiveram presentes em uma reunião-almoço promovida pela Federasul e que contou com a presença do governador José Ivo Sartori como palestrante do evento. O primeiro “Tá na Mesa” de 2017, realizado na quarta-feira, 15, abriu a agenda de atividades da Federasul no ano. Representaram a região no encontro os empresários Paulo Donin de Lima e Ramir Severiano, a vice-presidente da ACI-FW, Simônia Gonçalves de Oliveira – que em conjunto com Ramir Severiano ocupam a função de diretores regionais da Federasul – e o advogado Rogério Vargas dos Santos.

 

Sartori culpa crise pela demora na recuperação do Estado

No discurso para os empresários e lideranças políticas presentes na reunião-almoço, o governador do Estado afirmou que a crise econômica em nível nacional está atrasando a recuperação da economia estadual. “Se a economia brasileira estivesse estabilizada, as mudanças implantadas já teriam equilibrado as contas do Estado”, afirmou Sartori. O líder do Executivo gaúcho citou as medidas encaminhadas à Assembleia Legislativa no fim de 2016 e a renegociação da dívida com a União, como maiores indicativos do esforço que a atual administração está fazendo para recuperar as finanças do Estado.

 

Lideranças de Iraí em busca de recursos

O vice-prefeito de Iraí, Esequiel Tonial, e o vereador Paulo Adriano Rodrigues (PT), reuniram-se na semana passada com a assessoria do deputado federal Marco Maia (PT/RS), com o objetivo de buscar recursos ao município. O vereador petista está solicitando uma emenda parlamentar superior a R$ 250 mil, vinculada ao Ministério das Cidades, para ser utilizada na pavimentação asfáltica da rua Eurico Kern. A assessoria do deputado recebeu o pedido e protocolou o documento, para dar prosseguimento à demanda iraiense.

 

PROS lança pré-candidatura do palmitinhense Zanatta à ALRS

O PROS lançou na última semana, em Palmitinho, a pré-candidatura do secretário da Fazenda e Obras, da prefeitura de Parobé, Alderi Zanatta, à Assembleia Legislativa do RS. Zanatta é natural de Palmitinho, estudou Ciências Contábeis na URI/FW, cidade que trabalhou e fez muitos amigos, mas foi na região do Vale do Paranhana que fixou residência e tornando-se mais conhecido por sua atuação na política e junto aos previdenciários. Em 2008, candidatou-se ao cargo de vice-prefeito de Parobé pelo DEM. O pré-candidato diz que representa os servidores que não concordam com as reformas da previdência e realiza um trabalho sobre os pontos que o governo federal não informa, citando o déficit como exemplo. O político informa contar com o apoio de lideranças e consenso de partidos de Parobé e Taquara e ainda adesão de lideranças da região, para qual diz que trabalhará na canalização de recursos. Zanatta comemorou seus 54 anos junto de familiares, amigos e apoiadores.

 

Terra fértil

Pelo visto Palmitinho é terreno produtivo no lançamento e eleição de políticos à AL, visto que o atual prefeito, Luiz Carlos Panosso (PMDB), embora não tenha lançado oficialmente, já assinalou que concorrerá a uma vaga no Legislativo Gaúcho. O ex-deputado Vilson Covatti (PP) é natural da terrinha. Bem antes ainda Vercidino Albarello da antiga Arena – depois PFL – já anunciava que Palmitinho é terra que se lançando dá pé.  

 

 

Reforma em debate

O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) esteve no último sábado, 18, em Seberi, com representantes das Coordenadorias do PMDB. Representantes de mais de 12 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias participaram da reunião. A pauta principal foi a Reforma da Previdência. Para Perondi, essa é uma das mais importantes Reformas para o país, proposta pelo presidente Temer. Para o coordenador-regional do PMDB, prefeito de Seberi, Cleiton Bonadimam, a reforma deverá acontecer, mas alguns artigos precisam ser mudados. “A alteração da idade é o que mais preocupa todas as pessoas”, declara.

 

Aliás...

Como vice-líder do governo Temer na Câmara dos Deputados, Perondi tem realizado uma verdadeira maratona pelo estado para explicar e defender a Reforma da Previdência. Lideranças, mesmo da base do governo, acreditam que muitos ajustes ainda precisam ser feitos e outras reformas, como a política, por exemplo, deveriam estar à frente dos debates, mesmo assim o governo colocou a da Previdência na dianteira.  

 

Vereadores apoiam manifestações contra reforma da Previdência

Na sessão ordinária do último dia 14, da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, após as votações dos projetos e seguido à ordem do dia, os 11 vereadores prestaram o seu apoio junto com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Ivonei Fão, e registraram o momento com o cartaz contra a reforma da Previdência e a luta pelos direitos dos trabalhadores. Na sessão também foi aprovado o reajuste de 6,3%, parcelado em duas vezes, para os funcionários públicos, e ainda foram baixados nas comissões para estudos projetos que autorizam o município a celebrar convênios, cedências de servidores e contratações. 

 

Famurs na região

Nesta quarta-feira 22, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, acontece importante reunião promovida pela Famurs, junto com a prefeitura do município. Na pauta o Projeto RS2030, abordado pelo coordenador do Projeto, o ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, com a participação do presidente da Famurs, prefeito de Arroio do Sal, Luciano Silva, ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti e do coordenador-geral da Famurs, Odair Scorsatto. A expectativa é de grande participação de lideranças políticas e empresariais.

 

Mulher

Lideranças femininas da região participaram, na última semana, de palestra e bate-papo com a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB), que falou sobre temas como feminismo, representação política e violências contra a mulher, direitos humanos, entre outros. As atividades, que integram as comemorações do Mês da Mulher, foram promovidas pela UPF, em Passo Fundo, e pelo Nugedis, do IFFar de Frederico Westphalen.

 

Vista Alegre – prefeito Zanatta

O prefeito de Vista Alegre, Almar Zanatta (PMDB), comemora junto com a população e agradece aos parlamentares Darlei de Deus (PSD), Osmar Terra (PMDB), Maria do Rosário (PT) e Dionilso Marcon (PT) pelas emendas destinadas ao município, totalizando recursos na ordem de mais de R$ 1 milhão. Os mesmos serão empregados em Esporte, Maquinário e Saúde. Na última semana, Zanatta, junto com a vereadora Andreia Piaia (PMDB), esteve visitando a coordenadora interina, Ana Jossade, na 20ª CRE, em Palmeira das Missões, onde encaminhou demandas na área educacional. O gestor celebra também o projeto Brincando com Esporte, através de recurso do parlamentar Marcio Biolchi (PMDB). 

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.