icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
25/09/2017
Concurso irá escolher 12 desenhos para ilustrar calendário 2018
25/09/2017
Estação reinaugura com novidades
25/09/2017
Estudantes são premiados na 5ª Mostra de Ciências
25/09/2017
Secretaria de Esportes entrega alimentos para entidades
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Mirtes Quadros | Ecos da Tradição

Inauguração

O CTG Sentinela da Coxilha, de Caiçara, convida os tradicionalistas de toda nossa região e toda comunidade para um baile de inauguração de sua nova sede social, que acontecerá no dia 20 de maio, a partir das 22 horas. O baile será abrilhantado pelo conjunto Canto Nativo de Guaraciaba, Santa Catarina.

 

Emenda – O CTG Sentinela da Coxilha recebeu, através de emenda parlamentar do senador Paulo Pimenta, um valor significativo para construção de sua nova sede social. A verba destinada para a construção de um Centro Cultural Municipal foi aplicada pelo município de Caiçara, que agora entrega a obra finalizada para a comunidade e, principalmente, para os tradicionalistas do CTG Sentinela da Coxilha. A inauguração acontecerá no dia 20 de maio.

 

Dia do Mate – Dia 24 de abril comemoramos o Dia do Chimarrão, ou Dia do Mate, mais conhecido nos CTGs. Conta a lenda que os soldados espanhóis que fundaram Asunción, no Paraguay, primeira cidade da América Latina, pela saudade que sentiam de seus familiares, viviam bêbados. Descobriram então que uma bebida usada pelos índios, à base de infusão de erva-mate, possuía o poder de curar suas ressacas. Já no Sul do Brasil, na mesma época, os índios Guaranis já tomavam o chá em porongo, sorvendo o chá por meio do tacuapi (uma bomba feita de taquara).

 

Concursos internos – Através do Curso de Avaliadores, foi dado o pontapé inicial para as Cirandas e Entreveros Internos dos CTGs da 28ª RT. Já estão confirmadas as realizações dos concursos nas seguintes entidades:

8 de julho – Minuano CTG, de Iraí

15 de julho – CTG Querência do Cristal, de Planalto.

5 de agosto – CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen.

19 de agosto – CTG Gaudérios do Rodeio, de Rodeio Bonito.

26 de agosto – CTG Estância dos Carreteiros, de Palmitinho.

 

Encontro de Patrões – O 2º Encontro Regional de Patrões acontecerá dia 28 de abril, a partir das 19 horas, no CTG Estância Alegre, de Vista Alegre. Após o encontro, haverá jantar de confraternização.

 

29º Entrevero de Peões – No próximo fim de semana, a cidade de São Sebastião do Caí, Terra do Peão Farroupilha do Estado, Diego de Azevedo Andrade, estará recebendo os tradicionalistas de todo o Estado, quando será realizado o 29º Entrevero de Peões, Guris e Piás, na Fase Estadual. O entrevero iniciará no dia 6, quinta-feira, com o credenciamento, e dele participam os peões regionais oriundos das 30 Regiões Tradicionalistas. Este ano a 28ª RT não terá nenhum candidato concorrendo.

 

Resgate cultural – As prendas que em algum momento de suas vidas detiveram o título de prenda da 28ª RT estão sendo convidadas a colaborar com o Departamento Cultural, que está promovendo um resgate histórico deste importante cargo dentro do Movimento Tradicionalista. Por isso, está sendo solicitado que enviem para a Diretora Cultural Daiane Tomazi, que reside em Vicente Dutra, todo tipo de documentos que tiverem de sua época, como fotos, relatórios, imagens, reportagens de jornais, para colaborar na confecção de um livro sobre o assunto. Os originais de todos os documentos serão devidamente devolvidos.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.