icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
22/07/2017
Doação de agasalhos e alimentos é transferida
21/07/2017
Planalto é destaque em educação fiscal
21/07/2017
Festas homenageiam colonos e motoristas
21/07/2017
Café Colonial terá cardápio típico
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Jô do Carmo | Panorama Político

Prefeito de FW fecha equipe de governo

Atualização

Foi publicado nesta coluna da edição do sábado, 8, que a reunião para a apresentação do estudo de viabilidade para incluir o trecho da BR-386 entre Carazinho e Iraí na concessão seria em meados de maio. Porém, a data definida para este encontro será a próxima quarta-feira, 19. Obrigado à presidente da ACI/FW, Simônia Gonçalves de Oliveira, pela atualização.

 

Prefeito de FW fecha equipe de governo

O prefeito de FW, José Alberto Panosso, fechou sua equipe de trabalho ao empossar os secretários das pastas que ainda estavam sem um titular. A solenidade de posse dos cinco novos secretários foi realizada na segunda-feira, 10, na Câmara de Vereadores. Em seu discurso, Panosso citou as dificuldades e o déficit superior a R$ 1 milhão com que a atual administração assumiu o Executivo. Mas, apesar disso, o gestor fez um pronunciamento em tom otimista e conclamou os recém-empossados e os secretários já nomeados a trabalharem com dinamismo e criatividade. “Temos uma agenda positiva que vamos implantá-la no decorrer do ano. Queremos retomar a autoestima da população e alavancar o desenvolvimento do município”, afirmou Panosso. A única secretaria que, momentaneamente, ficará sem um titular será a do Meio Ambiente. O coordenador da pasta Carlos Rossato irá responder pela secretaria.

 

Agricultura

Na Secretaria de Agricultura assume o cargo o engenheiro-agrônomo e coordenador da Câmara Técnica Regional da Suinocultura, Cleber Cerutti. “Vamos focar muito na bovinocultura de leite, porque hoje FW tem muito caminho a percorrer para fortalecer o setor. Também queremos estar entre os 10 municípios do Estado com maior produção de suínos até 2018. Hoje, estamos na 17ª colocação”, disse Cerutti. O secretário citou ainda que os outros setores da área também serão atendidos. Como conselheiros do secretário assumiram o também engenheiro-agrônomo Carlos Ramiro e o produtor Roque Cherubim.

 

Esportes e Planejamento

Na Secretaria de Esportes foi empossado Giovani Sarturi, que contará com o conselheiro Márcio Bariviera ao seu lado. Sarturi afirmou que irá trabalhar em conjunto com sua equipe de forma séria e competente. Já na Secretaria de Planejamento, o engenheiro-civil Alexandre Martinazzo assumiu a titularidade, tendo como conselheiro o também engenheiro-civil, Ivanor Bordin. “Pensaremos FW para daqui 20 ou 30 anos. Precisamos ter novas ideias para melhorar a infraestrutura do município e contribuir com o desenvolvimento”, destacou Martinazzo.

 

Assistência Social e Habitação

Carla Veronese Zandoná retorna à pasta após quatro anos. Ela destacou o déficit habitacional como um dos principais problemas do município. Desta forma, programas habitacionais serão a prioridade número um da secretaria. Já no âmbito da assistência social, Carla elencou o trabalho com crianças e com a terceira idade como prioridades. Entre as ações já realizadas, a secretária destacou a conquista de um novo espaço para a Casa de Acolhimento Lar São Francisco. A secretaria ainda não possui um conselheiro nomeado.

 

Indústria, Comércio e Turismo

O ex-vereador e empresário Paulo Ricardo Donin de Lima foi empossado como secretário da Indústria, Comércio e Turismo de FW. O titular da pasta citou a grande responsabilidade da secretaria. “Muito do desenvolvimento do município vai passar por esta pasta. Mas, somente com um trabalho conjunto entre todas as secretarias e a administração vamos retomar o crescimento do município”, declarou Lima. O novo secretário afirmou também que a secretaria estará aberta a todos os empresários, comerciantes e prestadores de serviço. O conselheiro da pasta será o empresário Jaime Locatelli.

 

Piratini 2018

Faltando mais de um ano para as eleições de 2018, lideranças das principais siglas no Estado já evidenciam nomes à disputa ao Piratini. A maioria é de ex-prefeitos que buscam catalogar popularidades das cidades que administraram. Pelo PMDB irá à reeleição José Ivo Sartori; Jairo Jorge já assinalou que colocará nome à disposição pelo PDT; PSDB deve apostar no ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite e no atual prefeito da capital, Nelson Marchezan Junior; pelo PT, filiados cogitam os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra PT, mas lideranças citam o ex-ministro Miguel Rossetto e o ex-prefeito de São Leopoldo e presidente da sigla, Ari Vanazzi; PP deve compor majoritária com outras siglas e os nomes da deputada Silvana Covatti e do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen são evidenciados. 

 

Gomes critica atitude do governo federal

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes do PDT, declarou recentemente que “não é razoável um governo ilegítimo propor subtração de franquias para as frações mais pobres da sociedade e preservar o privilégio para os grandes” e acrescentou “isso chega a ser perverso”. O ex-ministro lembrou que no semiárido nordestino a expectativa de vida não chega aos 65 anos e um carvoeiro do interior do Pará não alcança 55. Ciro Gomes é um dos nomes cotados pelo PDT para o Planalto em 2018.

 

Fala mesmo...

Se abrir o microfone Ciro Gomes dispara mesmo. Não é por pouco que ele é conhecido como uma “metralhadora” verbal. Recentemente, ainda acusou o governo Temer de contribuir para manutenção do quadro depressivo.

 

Absolvido

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão proferida no último dia, 5. “Recebemos a decisão com muita humildade e confiança nas instituições democráticas. Enfrentamos este período com muito trabalho, transparência e seriedade, características que sempre nortearam nossa vida pública e com convicção que tudo seria esclarecido”, disse ao reafirmar que, em nenhum momento, cometeu alguma irregularidade. Em 2014, o TRE-RS considerou que o deputado utilizou o cargo de presidente da AL para pressionar servidores com funções gratificadas para que adquirissem convites no valor de R$ 2,5 mil para um jantar de apoio à sua campanha.

 

Por outro lado...

Enquanto o deputado estadual Gilmar Sossella foi absolvido pelo TRE-RS, o deputado federal cassado Eduardo Cunha não teve chances com o temido dos políticos, o juiz Sérgio Moro. Cunha foi condenado a 15 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. Além disso, o político considerado como o grande culpado pelo impeachment de Dilma Rousseff pode pegar ainda mais anos de prisão, pois ele responde a, pelo menos, mais sete processos.

 

Alternativas

Por isso, algumas alternativas para evitar o voto direto estão sendo ventiladas pelos políticos, como a implantação do voto em lista, onde o cidadão vota em um partido e este define a lista de quem assumiria os cargos. Defensores da mudança afirmam que isso já acontece de forma indireta e que com o voto em lista, seria extinta a possiblidade de puxadores (candidatos que recebem muitos votos e conseguem eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação, mesmo que esses não tenham alcançado a quantidade de votos suficientes).

 

 

PMDB e PT juntos em 2018

É isso mesmo que você leu.  Em vídeo publicado, ainda no final de março, o senador, Renan Calheiros (PMDB-AL) rompe com o que chama de projeto golpista e critica Temer pela terceirização e o aumento de impostos sobre a folha de pagamento, entre outros. Mais do que romper com Temer, Renan já negocia uma aliança com o ex-presidente Lula, que lidera todos os cenários sobre sucessão presidencial.

 

Aliás...

Uma pesquisa da Ipsos revelou que para 90% dos brasileiros, o Brasil segue no rumo errado, com Temer na presidência. Logo, políticos que buscam reeleição em 2018 avaliam que não é um é um bom negócio estar ao lado de Michel Temer.

 

 

Zilá defende Governo do Estado na Feira do Peixe

Entre as lideranças políticas que marcaram presença na abertura da Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul esteve a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), que esteve representando a Assembleia Legislativa (AL) no evento. No seu discurso, a parlamentar destacou o trabalho e a força da piscicultura na região e aproveitou para defender as medidas encaminhadas pelo Governador José Ivo Sartori à AL. “Vamos fazer nossa parte para o Estado retomar o controle de suas contas. Mas, para isso, precisaremos tomar algumas medidas duras”, afirmou a parlamentar. Também marcaram presença na abertura do evento representantes da deputada estadual Silvana Covatti e do também parlamentar estadual, Gerson Borba, ambos do PP.

 

Mobilização na base para recuperar imagem de Sartori

Na tentativa de recuperar a imagem do governador, lideranças locais e regionais estão mobilizadas na defesa das medidas adotadas por Sartori. Durante a abertura da Feira do Peixe, quem também defendeu as medidas do Governo do Estado foi o Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Francisco Frizzo, e o prefeito de Alpestre, Alfredo de Moura e Silva, que no ato representou a Amzop. “Se nada for feito agora, não haverá como o Estado ser governado no futuro, por quem quer que seja o governador”, afirmou o prefeito de Alpestre.

 

Ninguém quer perder o foro privilegiado

A ação do juiz Sérgio Moro está preocupando os políticos, especialmente os senadores citados na Operação Lava Jato, pois caso não se reelejam para o cargo em 2018, perdem o foro privilegiado e acabam sendo julgados pelo juiz. Nas próximas eleições haverá a troca de dois terços do Senado Federal e a possibilidade dos senadores voltarem a pedir votos para o povo, depois de tudo que está acontecendo no âmbito político, é considerado um desafio ainda mais difícil. 

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.