icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
28/05/2017
Motorista é preso após acidente
28/05/2017
Dois homens são presos na região
28/05/2017
Undime realiza encontro durante o 32º Carijo
26/05/2017
Edição especial do AU neste sábado
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Agostinho Piovesan | Linha Direta

Padre Fábio de Melo

Neste domingo à noite, acontece o grande show religioso do padre Fábio de Melo, no parque de exposições de FW. A programação inicia às 20 horas e às 21 horas teremos o show com o padre Fábio. É um momento de oração, de fé e de festejar a Páscoa. Destaca-se que o lucro será aplicado na restauração da Catedral Santo Antônio de Frederico Westphalen, sede da diocese. Ocorre uma grande mobilização e divulgação deste evento inédito.

 

Taquaruçu do Sul

A duplicação do trecho de 174,5 km da BR-386, entre Iraí e Carazinho, foi discutida pelos 43 prefeitos da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), na quarta-feira,12, na cidade de Taquaruçu do Sul. O presidente da Amzop, prefeito de Rondinha, Ezequiel Pasquetti, disse que a entidade se mobilizou e conseguiu incluir este trecho no estudo de viabilidade técnica que será realizado por um grupo de trabalho formado pela Agência Nacional dos Transportes (ANTT), Secretaria dos Transportes, Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e prefeitos da região.

 

Dejetos

Na reunião de quarta-feira, 12, os prefeitos também debateram a destinação dos dejetos de suínos gerados a partir das pocilgas instaladas na região. A Zona da Produção conta com os municípios que mais criam suínos do Estado e a grande quantidade de dejetos das pocilgas se torna um problema em relação ao seu aproveitamento e destinação final.

 

Suínos

Somente em Palmitinho, o maior criador de suínos do Rio Grande do Sul são gerados 268 mil metros cúbicos por lote de suínos, a cada quatro (4) meses. Palmitinho possui 95 mil suínos alojados em 100 propriedades rurais. Palmitinho possui 95 mil suínos alojados em 100 propriedades rurais. Segundo o diretor de programas da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município, engenheiro ambiental e sanitarista, Jean Carlos Candaten, parte dos dejetos são utilizados em projetos de fertirrigação, na adubação de lavouras, especialmente na produção de pastagens.

 

Presídio

O juiz Alejandro César Rayo Werlang, titular da 1ª Vara da Comarca de Frederico Westphalen, anunciou que nos próximos meses serão construídas três celas no Presídio Estadual de Frederico Westphalen. As obras, avaliadas em R$ 100 mil, serão custeadas pelos prefeitos dos 17 municípios da abrangência da casa prisional. Destacamos aqui, também, o trabalho importante do Ministério Público de Frederico Westphalen no encaminhamento de soluções para mais este problema.

 

Susepe

A administradora do presídio, Adriana Borella Rosado, disse que a Susepe apoia e elogia a iniciativa do Poder Judiciário, do MP, das prefeituras e Conselho da Comunidade. Ela disse que a Susepe não dispõe, neste momento, de recursos para investir na casa prisional e com essa alternativa será possível aliviar um pouco o problema da superlotação. “Temos três celas, de 2,9 metros por 3 metros, que podem abrigar quatro detentos e atualmente possui 11 presos, uma situação anormal”, observa.

 

IFF avança I

O diretor do Instituto Federal Farroupilha (IFF), campus de Frederico Westphalen, Carlos Trombetta, destaca os 51 anos da instituição Cafw. Recentemente, pouco mais de dois anos, a instituição passou a denominar-se IFF, com novas metas, planos e ações. Trombetta disse que atualmente o instituto conta com 450 alunos, 42 professores e 26 servidores.

 

IFF avança II

Entre as conquistas do IFF está o início do curso de Medicina Veterinária, no próximo ano.  A oferta de vagas ocorre neste ano. São 40 vagas e o ingresso será através do Enem. Trombetta destacou a consolidação da estrutura do IFF, com mais servidores, professores e condições de ampliar o trabalho em favor da comunidade regional.

 

Antônio Gringo

Como é bom assistir o programa Vida no Sul, apresentado por Antônio Gringo, na TV Aparecida e outros meios de comunicação. Gringo é músico, cantor, instrumentista e compositor, apresenta o Vida no Sul desde julho de 2012. É fundador do Grupo Antonio Gringo e os Quatro Ventos, com quem tocou fandangos pelo sul do Brasil durante mais de 20 anos. Artista participativo em inúmeros festivais de Música Nativa, por diversas vezes recebeu premiações por músicas autorais e também com parcerias. Parabéns ao Gringo e sua equipe!

 

PM e WhatsApp

A 3ª Companhia Polícia Militar de Seara (SC) lançou, no dia 7 deste mês, os grupos que compõem o programa de vigilância “Rede de Vizinhos”. A estratégia de policiamento convida o comércio e a população em geral a participarem de grupos em aplicativos de mensagens via celular, multiplicando a vigilância e melhorando a comunicação com a PM. Em Seara, o programa já foi implantado no Centro e em vários bairros. Mais de 150 pessoas já foram cadastradas.

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.