icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
12/12/2017
Comércio abrirá todas as noites na próxima semana
12/12/2017
Show com a banda Opus Dei reúne bom público
11/12/2017
URI/FW lança cursos de pós-graduação
11/12/2017
SAE realiza ação voltada à prevenção do vírus HIV
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Set

A satisfação da escolha certa

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma inovação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) completou 75 anos de história. O curso de Ciências Contábeis foi criado em 22 de setembro de 1945, sendo o motivo pelo qual ontem foi comemorado mais um Dia do Contador. “Ser um profissional da contabilidade, especialmente com prerrogativas e atribuições específicas, já se apresenta como um grande diferencial”, resumiu sobre sua profissão o contador Osmar Antonio Bonzanini, contador e professor da URI/FW.

Residente em Frederico Westphalen desde novembro de 1987, Bonzanini é um apaixonado pela contabilidade, fruto de um fascínio da infância por máquinas de escrever e calcular. “Ainda criança, morando com meus pais no interior de Três Passos, sonhava em trabalhar em um escritório e ao concluir o ensino fundamental fui me matricular em um curso auxiliar. Não houve procura suficiente, fui encaminhado para a turma de Técnico de Contabilidade. Era o que bastava para me encontrar na profissão”, relembra o que foi o pontapé inicial de uma carreira que está prestes de completar três décadas.

O ingresso no curso técnico abriu as portas para diversas oportunidades de trabalho, na nova área, como a de ter sido um dos primeiros estagiários da Caixa Econômica Federal de Três Passos. Após isso, mudou-se para Frederico Westphalen ao aceitar convite para ser sócio-gerente de uma empresa do ramo de informática. Sua diplomação ocorreu com vários anos de experiência na área, em 1994. A partir disso sua evolução foi exponencial, ficando à frente da coordenação do curso de Ciências Contábeis da URI/FW e, atualmente, atuando no Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS). Com a opção de prosseguir na docência, ingressou no doutorado em Gestão, cursado em Portugal e concluído no ano passado.

O vistoso currículo de Osmar, entretanto, teve seu maior marco há pouco mais de um mês. No dia 11 de agosto, recebeu o “Prêmio Imortal” da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul – a honraria lhe considera como um notável modelo de atuação profissional em prol da ciência contábil. “Foi um misto de surpresa e alegria. Considero uma das maiores recompensas da minha carreira, afinal, até o momento, são apenas 31 profissionais identificados como “imortais” aqui no RS”, disse o contador, que foi empossado em cerimonial no Museu da Contabilidade. Antes disso, em 2014, por conta da atuação como docente no ensino superior em contabilidade, recebeu o Mérito Docência Universitária, outorgado pelo CRCRS.

Tratando-se do trabalho, o profissional acredita que um dos principais investimentos do contador pode ser no próprio negócio. “A contabilidade é uma profissão liberal e de nível superior, permite atuar como autônomo ou empresário contábil, construindo a própria carreira profissional. Toda pessoa jurídica e a maioria das Pessoas Físicas, ao longo da sua vida, precisarão, em um ou outro momento, contar com os serviços de um ou mais contadores”, explica.

Aos 55 anos de idade, Osmar Bonzanini avalia o mercado de trabalho do contador como em expansão e capaz de absorver a totalidade dos bacharéis formados pelas universidades, especialmente pelo dinamismo que engloba a profissão, porém, mesmo seguindo um Código de Ética, possui exigências e desafios semelhantes aos que ocorre em outras áreas. Mas são esses desafios que o fizeram ter a certeza que a sua escolha hoje lhe traz satisfação. “A contabilidade permitiu constituir minha família e trouxe a realização pessoal e profissional. É algo extremamente gratificante, tudo isso reforça o sentimento que fiz a escolha certa”, concluiu.

Ed Moreira

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.