icone
Serviços Online
» Conheça nossa edição digital
11/12/2017
SAE realiza ação voltada à prevenção do vírus HIV
11/12/2017
Documento deve passar por aprovação do Conselho
11/12/2017
Em torno de 90% dos garimpos já retornaram às atividades
10/12/2017
Foragido é morto em confronto com a BM
icone
Leitor Interativo
» Leia o Artigo da Edição
» Set

“Ajude os outros a crescerem”

(Foto: Fábio Pelinson)
(Foto: Fábio Pelinson)

Ele nasceu em Seberi, mas foi em Frederico Westphalen que iniciou o seu futuro profissional. Aos 15 anos teve seu primeiro emprego com carteira assinada, como empacotador, mas mal sabia que esse seria apenas o primeiro passo dentro de uma história que marca gerações e coopera cada vez mais para o crescimento dos municípios da região. Hoje com 49 anos – sendo 34 dedicados à Cotrifred –, Elio Luiz Duarte Pacheco é só agradecimento pelas experiências vividas, pelo início e por ver que a sua dedicação lhe rendeu frutos, os quais, ano a ano são colhidos com mais entusiasmo. “Lá com 15 anos iniciei como empacotador da Cotrifred, depois repositor, auxiliar de agropecuária, auxiliar de escritório, gerente de unidade, auditor interno, gerente de fomento da suinocultura, gerente-administrativo e presidente, na função que exerço já há sete anos. É muito gratificante ver os passos que foram dados e o crescimento da empresa que há tantos anos faço parte”, destaca Pacheco, que é formado em Ciências Contábeis, com pós em cooperativismo e atualmente está cursando Direito.

 

É preciso acreditar

Mas quem pensa que o filho do seu Odemar dos Reis Pacheco (in memoriam) e da dona Maria Eloy Duarte Pacheco sempre conseguiu tudo sem sacrifícios, engana-se. A vontade de ter suas próprias economias era grande, mas o desejo de chegar cada vez mais longe, prosperar, era maior ainda, mas para isso precisava se dedicar muito ao trabalho e, principalmente, aos estudos. “Tudo o que se planta colhe. Eu queria um dia poder contar para a minha família que eu fiz parte de uma bonita história, e hoje posso, pois são 60 anos da Cotrifred. É um legado que foi sendo construído por um conjunto de trabalhadores. A sociedade vê a cooperativa diferente, sabe que juntos podemos desenvolver a região, buscar novas alternativas, mas para isso precisamos desta sintonia de valorização e de acreditar, assim como eu sempre acreditei”, frisa o presidente.          

 

Família

Há um ditado que diz que está na família o segredo da felicidade em conjunto, pois é estando unida que se espelha a vitória, e tem sido exatamente assim com Pacheco, um pai e esposo apaixonado, que sempre que precisa tem a sua base em casa. Casado há 28 anos com a professora Rosangela Albarello Pacheco, com quem tem dois filhos – Nadiege, de 27 anos, e Janryê, de 14 anos –, é na família que tem seus maiores confidentes e aliados. “Eles são a minha base, é onde festejo as conquistas e desabafo minhas frustrações. Minha família é meu porto seguro”, descreve Pacheco.

 

Futuro

Ultrapassar territórios e levar cada vez mais longe a marca de confiança da Cotrifred, projetando novos negócios, crescimento, investimentos importantes, novas oportunidades de emprego, essas são algumas das projeções para as próximas décadas. “Além disso, a comunidade pode continuar confiando na nossa honestidade e cada vez mais no nosso comprometimento com o desenvolvimento regional”, destaca o presidente.

Já quanto à família, o futuro será planejado junto, mas o que Pacheco quer é dar muito orgulho a ela. “Quero me orgulhar, lá na frente, da trajetória de vida que eu, minha esposa e meus filhos construímos”, finaliza Pacheco, dizendo que “independente onde cada um esteja, sonhe, busque, lute, não pise em ninguém para subir, pelo contrário, sendo possível, ajude os outros a crescerem. Precisamos nos comprometer, nos dedicar, ser honestos sempre, no trabalho ou fora dele”.

 

Suseli Cristo

COMPARTILHE ESTA PÁGINA
Os comentários no site estão em fase experimental - não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas. Denuncie comentários ofensivos ou usuários fakes pelo e-mail site@oaltouruguai.com.br.
© 2012-2013 - O ALTO URUGUAI - Rua Getúlio Vargas, 201 - Ipiranga - Frederico Westphalen/RS - Fone: (55) 3744-3040. Site desenvolvido por LIFESITE.