Enquanto a data de posse dos eleitos nas eleições de outubro é definida diretamente pelas prefeituras – devendo ocorrer entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2025, segundo previsto na Constituição –, as datas das diplomações de prefeitos e vereadores é determinada pela Justiça Eleitoral.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
Na região de abrangência do jornal O Alto Uruguai, que compreende cinco Zonas Eleitorais, as solenidades de diplomação começam nesta quarta-feira, 11, na 144ª Zona Eleitoral, com sede em Planalto. Em Alpestre, o ato está marcado para 13 horas, na Casa de Cultura e em Planalto, às 16 horas, na Câmara de Vereadores.
Confira o cronograma de diplomações
144ª Zona Eleitoral (Planalto e Alpestre) – 11 de dezembro, Alpestre, às 13 horas, na Casa de Cultura; e Planalto, às 16 horas, na Câmara dos Vereadores.
94ª Zona Eleitoral (Frederico Westphalen, Caiçara, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre) – 16 de dezembro, às 13h30min, no Salão do Júri FW.
132ª Zona Eleitoral (Seberi, Dois Irmãos das Missões e Erval Seco) – 17 de dezembro, 14 horas, no Salão do Júri de Seberi.
32ª Zona Eleitoral (Boa Vista das Missões, Lajeado do Bugre, Novo Barreiro, Sagrada Família, São José das Missões e São Pedro das Missões) – 19 de dezembro, às 9 horas, no Centro Cultural Mozart Pereira Soares, Palmeira das Missões.
64ª Zona Eleitoral (Rodeio Bonito, Ametista do Sul, Cerro Grande, Cristal do Sul, Jaboticaba, Novo Tiradentes e Pinhal) – 19 de dezembro, às 13h30min, no Auditório Escola José Acadrolli, em Rodeio Bonito.