Publicidade
Dedicação
Morador de Pinhal se destaca pela decoração da casa no Natal
Há 36 anos, Paulo Francisco Maciskoski, mais conhecido como Polaco, faz questão de enfeitar a residência para o período
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 23 de dezembro de 2024 às 09:40h
Atualizado em: segunda, 23 de dezembro de 2024 às 09:44h

Apaixonado pelo Natal, Paulo Francisco Maciskoski (o Polaco), 65 anos, já é conhecido pela comunidade de Pinhal pela sua dedicação para ornamentar a casa durante o período natalino. Casado com Maria Nilva Favareto de Oliveira há, pelo menos, 36 anos, o cuidado com a decoração é algo constante, já que ele trabalha o ano inteiro para que, em dezembro, a residência, toda iluminada, possa ser um belo espetáculo ao olhar de quem passa pela rua Valentin Tres, especialmente, as crianças.

Publicidade

Segundo a história, a tradição já ocorre desde que Niseli Maciskoski, a filha mais velha, nasceu. Após reduzir suas atividades como pedreiro, nos últimos quatro a cinco anos, Polaco decidiu que novembro seria o mês perfeito para se envolver completamente na decoração de sua casa. O que o motiva é a alegria de ter a família reunida, filhas, genros, esposa, netos e as crianças da vizinhança, encantadas com as luzes. Mas, acima de tudo, é a celebração do nascimento do Menino Jesus que traz um significado puro e lindo a sua decoração.

Tudo é criado pelo morador

Neste ano, sua criatividade brilhou ainda mais. Ele incorporou um arco inflável de Natal e um Papai Noel de 1,80 m que canta e dança, deixando as crianças deslumbradas. Com um Papai Noel no telhado e bolas artesanais feitas com linha e LED, além de estruturas metálicas em formato de corações, sua casa se transformou em um verdadeiro conto de fadas. Um banner com o logo "No Natal, Pinhal brilha ainda mais", acompanhado da foto do netinho, Bento Stacke, em uma árvore de Natal, traz orgulho a cidade. A decoração inclui cones iluminados com LED, velas feitas com canos, projetor com imagens natalinas e uma estrela brilhante no topo de um suporte.

O presépio, com a representação verdadeira do Natal, é uma das peças mais queridas. É uma casinha grande feita por ele mesmo abriga o cenário completo e um extra, com o casal Maria e José, além do Menino Jesus em tamanho maior, produzido artesanalmente. Para completar a atmosfera mágica, músicas natalinas podem ser ouvidas por quem passa pelo local, todas as noites.

– Me sinto verdadeiramente abençoado por poder embelezar minha cidade. Cada carro que passa e cada pessoa que tira fotos da casa, realmente, me deixam ainda mais feliz. Acredito que todos que pudessem, deveriam decorar suas casas para criar uma atmosfera ainda mais linda em Pinhal – convida o morador, que espera a chegada da netinha Bia, o que poderá ocorrer, inclusive, no dia do Natal.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos