Publicidade
Medida
Seberi decreta situação de emergência devido à estiagem
Conforme levantamento, prejuízos no município já ultrapassam R$ 19 milhões
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 28 de março de 2025 às 10:44h
Atualizado em: sexta, 28 de março de 2025 às 10:47h

Seberi vem enfrentando, assim como os demais municípios da região e do Estado, dificuldades referentes à falta de chuvas expressivas e da forte estiagem. No dia 24 de março, o prefeito, Adilson Adam Balestrin, assinou um decreto declarando situação de emergência, medida que agora aguarda a homologação do Governo do Estado. 
De acordo com o decreto, que necessita de levantamento de dados em parceria com Secretaria da Agricultura, Emater/RS-Ascar e demais setores, as perdas no município devido à estiagem já passam dos R$ 19 milhões. 
O decreto de emergência busca viabilizar ações rápidas e eficazes para mitigar os efeitos da estiagem, permitindo ao município mobilizar recursos e adotar medidas emergenciais necessárias para o enfrentamento da crise. 
Entre as principais medidas contempladas estão a distribuição de água potável para comunidades afetadas, apoio técnico aos produtores rurais e a busca por soluções emergenciais para garantir o fornecimento de água e a sustentabilidade das atividades econômicas locais.
O prefeito Adilson Adam Balestrin destacou a importância da solidariedade e da cooperação entre os seberienses neste momento desafiador. "Estamos mobilizados com nossas equipes para enfrentar essa situação. Contamos com o apoio de todos os setores da nossa comunidade para enfrentar esse desafio", frisou.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Seberi