Desde o início do ano, a Administração Municipal de Frederico Westphalen vem implementando mudanças no fluxo de trânsito em alguns pontos considerados críticos nas áreas centrais do município. As alterações vêm sendo implementadas a partir de estudos técnicos, coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Departamento Municipal de Trânsito.
Conforme explica o secretário municipal de Planejamento, Valdenir Cadore, para reduzir congestionamentos na rua Arthur Milani, lateral da Escola Auxiliadora, a via passou a ter sentido único em direção à rua Coronel Aparício Borges. A alteração foi motivada pela necessidade de organizar o fluxo de veículos e melhorar a carga e descarga de alunos.
– É importante salientar que para a adoção de mudanças, nos colocamos no lugar de todos, cada comércio, cada escola, cada morador. A partir de um estudo técnico bem detalhado, tomamos as decisões, não é feito ao acaso, são consideradas metodologias técnicas estabelecidas pela engenharia de tráfego. E cabe destacar que precisamos contar com a colaboração das pessoas, pois o comportamento da população também precisa mudar – destacou Cadore.
Rua Campos Elíseos e proximidades
Outra mudança ocorreu na rua Campos Elíseos, que agora tem sentido único (desce) a partir da Escola Afonso Pena até a rua Maurício Cardoso. O objetivo é melhorar a mobilidade e evitar conflitos no trânsito. A rua Primeiro de Maio, no trecho em frente à escola, também foi modificada para sentido único em direção à rua Assis Brasil.
Intervenções na área do HDP e Escola Roncalli
A área em frente ao HDP e Escola Cardeal Roncalli também está recebendo atenção especial devido ao grande fluxo de veículos e ambulâncias. Uma nova rua deverá ser criada dentro do terreno do Roncalli, permitindo que pais entrem e saiam pela avenida São Paulo. A previsão é que essa medida, que deverá ser implantada futuramente, reduza congestionamentos e garanta maior segurança na região, dando prioridade para ambulâncias e veículos que precisam chegar ao hospital.
Antiga Rua dos Arcos
A Rua dos Arcos, localizada no coração do município, está sob análise para ajustes. Atualmente, a via conta com poucas vagas de estacionamento, prejudicando os estabelecimentos locais. A prefeitura estuda a remoção de estruturas antigas para ampliar o espaço para veículos, medida que ainda será debatida com os comerciantes e comunidade em geral. Conforme a atual administração municipal, a rua nunca atendeu o verdadeiro objetivo.
Estacionamento rotativo pago
O secretário de Planejamento lembra que o processo licitatório do estacionamento rotativo pago, iniciado na administração anterior, foi cancelado em virtude de questões técnicas, para que o município possa, de fato, adotar um modelo que melhor atenda as necessidades atuais da comunidade e visitantes. Além disso, o serviço só será implementado após o debate com os setores da sociedade.
– Estamos visitando municípios para conhecer os modelos em funcionamento. Realizamos, recentemente, uma reunião com representantes da Associação Empresarial (AEFW) para debater o tema, pois sabemos que o estacionamento rotativo pago é necessário. Inclusive, um dos formatos que parece ser o mais adequado envolve um modelo que utiliza alta tecnologia, com veículos circulando e, usando a inteligência artificial, enviam os dados do usuário a uma central, integrada com a Brigada Militar, dispensando a presença de tantos agentes nas ruas. Mas tudo é preliminar, há novidades surgindo, mas nada foi fechado oficialmente, pois vamos envolver a comunidade neste debate – informa Cadore.
Fiscalização e planejamento
Sobre a fiscalização, conforme Cadore, o Departamento de Trânsito de Frederico Westphalen segue realizando o seu trabalho. A orientação é para, quando houver a necessidade, denúncias, reclamações e sugestões, que sejam encaminhadas diretamente ao setor, que atua em conjunto com a Brigada Militar quando se tratam de situações mais complexas.
Cadore finaliza pedindo a colaboração da comunidade, entendendo que o município está em constante crescimento, e que muitos hábitos das pessoas também precisam mudar, para que o trânsito possa ter maior fluidez. “Nosso problema do trânsito não é o tanto volume de veículos ou pedestres, mas como é o comportamento das pessoas. É o comportamento que precisa mudar”, conclui.