A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou na terça-feira, 22, a eleição para ratificar os nomes indicados pelos partidos que integrarão o Conselho de Administração para a gestão 2025/2026, quando foram apurados 217 votos, dos quais 213 escolheram a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, como próxima presidente, enquanto brancos e nulos somaram quatro votos.
Escolhida pelo Progressistas para presidir a entidade até abril de 2026, Adriane será a primeira mulher no comando da Casa Municipalista Gaúcha e tomará posse em 7 de maio, na Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), durante o 43º Congresso de Municípios do RS, junto aos sete vice-presidentes eleitos.
No discurso após a votação, Adriane afirmou considerar-se, “antes de qualquer título ou honraria, uma prefeita como as demais, responsável por melhorar a vida dos habitantes do município”, lembrando as dificuldades de gestão, como a alocação de recursos escassos e obras interrompidas por falta de repasses, e ressaltou o valor de iniciativas bem sucedidas, como a abertura de vagas em creches ou atendimento de saúde.
Ela declarou também que pretende levar à presidência os anseios e as demandas observadas em visitas a municípios durante a eleição interna do partido e que, sob sua gestão, a Famurs será pautada pelo diálogo, pela convergência de interesses e pela transparência nas decisões, priorizando as necessidades dos municípios, independentemente de seu porte.
Adriane Perin substituirá o atual presidente Marcelo Arruda (PRD), ex-prefeito de Barra do Rio Azul, cuja saída segue acordo de rodízio firmado em 2005 entre os partidos com maior número de prefeitos, válido para o período 2025?2028, que atribuiu ao Progressistas o direito de indicar o presidente em 2025, com MDB, PDT e PL compondo o rodízio subsequente.
Em suas considerações de despedida, Marcelo Arruda lembrou que a transição, marcada para 7 de maio, encerrará um ciclo e desejou sucesso ao novo mandato, destacando a importância da solidariedade e da parceria entre a entidade e os 497 municípios gaúchos, elementos que, segundo ele, se fortaleceram enquanto enfrentavam calamidade no mesmo período do ano passado.
Perfil da presidente eleita
Adriane Perin de Oliveira, 44 anos, natural de Quilombo (SC), prefeita reeleita de Nonoai e integrante da Associação dos Municípios do Norte Gaúcho (AMNG), é formada em Letras, é casada com o ex-presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e mãe de três filhos: Millena, Davi e Salomão.
Composição do Conselho de Administração 2025/2026
Presidente: Adriane Perin de Oliveira (Progressistas) / Nonoai – Associação dos Municípios do Norte Gaúcho (AMNG)
Vice-presidentes:
Geverson Zimmermann (PSDB) / Estação – AMAU
Jonas Fernando Hauschild (PDT) / Tucunduva – AMUFRON
Luis Henrique Vedovato (MDB) / Imbé – AMLINORTE
Luiz Fernando Mainardi (PT) / Bagé – ASSUDOESTE
Márcia Raquel Rodrigues Presotto (União Brasil) / Novo Barreiro – AMZOP
Tiago Manoel Ferreira Michelon (PL) / Vespasiano Corrêa – AMAT
Volmar Telles do Amaral (PP) / Saldanha Marinho – AMAJA
Conselho Fiscal 2025/2027
Na mesma eleição, foram definidos os membros do Conselho Fiscal da Famurs, com 217 votos válidos e 18 votos em branco ou nulos, da seguinte forma:
Carine Isabel Schwingel / Estrela – AMVAT (Presidente) – 26 votos
Vannei Mafissoni / Marcelo Ramos – AMAU (1º titular) – 25 votos
Arlei Luís Tomazoni / Três Passos – AMUCELEIRO (2º titular) – 21 votos
Michael Kuhn / Selbach – AMAJA (1º suplente) – 18 votos
Adilson Adam Balestrin / Seberi – Amzop (2º suplente) – 18 votos
Gilberto Domingos Menin / Porto Xavier – AMM (3º suplente) – 17 votos