Publicidade
Vacinação
RS confirma caso importado de sarampo em mulher que voltou dos EUA
Paciente de 50 anos, sem comprovação vacinal, apresentou sintomas dias após retornar de viagem
Por: Henrique Brocco
Publicado em: quarta, 23 de abril de 2025 às 14:15h
Atualizado em: quarta, 23 de abril de 2025 às 14:18h

O Rio Grande do Sul confirmou um caso importado de sarampo em uma mulher de 50 anos, moradora de Porto Alegre, sem comprovante de vacinação. Ela retornou dos Estados Unidos no fim de março e apresentou os primeiros sintomas no dia 3 de abril. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) em 17 de abril. Este é o segundo caso importado registrado no Estado em 2024, sendo o primeiro em adultos neste ano.

Publicidade

A paciente foi hospitalizada entre os dias 8 e 11 de abril e permaneceu em isolamento. A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre monitoram os contatos próximos da mulher, além dos locais por onde ela circulou, incluindo o voo de retorno ao Brasil. Até o momento, não foram identificados novos casos.

Diante da situação, a SES reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção. O imunizante está disponível gratuitamente pelo SUS para pessoas de 12 meses a 59 anos. Embora a cobertura da primeira dose no Estado esteja próxima da meta de 95%, a segunda dose ainda não atinge o índice ideal. O sarampo é uma doença infecciosa grave, altamente contagiosa, com sintomas como febre alta, manchas vermelhas, tosse, coriza e irritação nos olhos.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai