Publicidade
Região
Agricultores se reúnem para protesto em Frederico Westphalen
Mobilização pretendia pressionar os governos por conta da forte estiagem
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 17 de fevereiro de 2025 às 14:15h
Atualizado em: segunda, 17 de fevereiro de 2025 às 16:15h

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag – RS) organizou nesta segunda-feira, 17, uma manifestação que iniciou às 08h30min no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen, na rua José Cañellas, e prosseguiu até a rua Presidente Kenedy, em frente ao Banco do Brasil.

Publicidade

A concentração reuniu os 23 municípios da região do Médio Alto Uruguai e teve como principal reinvindicação a busca por respostas para as dificuldades do setor, como a seca, o endividamento e as mudanças no acesso ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Dentre as principais reinvindicações dos agricultores estão a prorrogação automática dos créditos rurais vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). O sindicato também reivindica a revogação das soluções que limitaram o acesso ao Proagro, a criação do programa “Desenrola Rural” para a renegociação de dívidas, e a implementação de um fundo de catástrofes para garantir suporte financeiro aos agricultores afetados por eventos climáticos.

Para o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen, Amarildo Manfio, a manifestação foi organizada em defesa do direito do agricultor de produzir. Manfio ainda falou do alto custo para a produção dos alimentos, que aumenta consideravelmente com as decorrências climáticas que vêm ocorrendo no estado do Rio Grande do Sul.

A mobilização prosseguiu de forma pacífica pela parte da manhã, terminando às 11h45min.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai