O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em convênio com o Ceades (Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento) lançarão nesta quinta-feira, 20, o projeto Bem Cultivar – Produção de Alimentos Saudáveis. O projeto busca produzir alimentos saudáveis, preservar a natureza e gerar renda para a agricultura familiar.
O projeto atenderá 900 famílias situadas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e terá a duração de 12 meses. Além de um amplo diagnóstico socioprodutivo e da elaboração de Projetos Produtivos personalizados para cada propriedade, as famílias receberão visitas de assistência de 36 Técnicos de Campo e materiais educativos visando a transição para a produção orgânica (ou agroecológica) de alimentos.
No estado do Rio Grande do Sul, o projeto conta com a parceria de três organizações: a Agência do Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau), Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra e a Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste Ltda (Coperforte).
Segundo Eliseu Liberalesso, Coordenador da Admau, “a parceria no projeto possibilita à Admau, ser ativa na articulação dos arranjos produtivos locais do Rio Grande do Sul, baseados na produção de alimentos, estimulando todos os atores do território nas ações necessárias para o desenvolvimento”.