Publicidade
Região
Servidores de Rodeio Bonito participam de Seminário de Educação Fiscal
Ao todo, 65 municípios participaram do encontro realizado em Barra Funda
Por: Eduardo Faria
Publicado em: terça, 25 de março de 2025 às 09:20h
Atualizado em: terça, 25 de março de 2025 às 09:23h

Os servidores de Rodeio Bonito participaram do 1° Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha. O evento aconteceu no último dia 18, em Barra Funda e contou com a participação de um grande público, com mais de 65 municípios gaúchos presentes.

Publicidade

Representaram a cidade de Rodeio Bonito, o funcionário do setor de tributos, Arizoli Schobert Nunes; a coordenadora local do programa e professora, Edenise Isabel Remonti e a vice-diretora da Escola Municipal Evaldo Roberto Nickhorn, Denise Castioni.

Programação

A ação contou com uma programação que teve a presença do subdelegado da Sefaz/RS, Rogerio Biondo, que falou sobre a Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha e a sua importância desta receita para os municípios, Estado e país. Também fez parte da programação, o disseminador do Programa Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, Paulo Sanches, que orientou sobre o Programa de Integração Tributária (PI), na teoria e na prática. A técnica tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago, abordou em sua fala o tema “Os desafios na elaboração das práticas pedagógicas”.

Uma parte dos municípios presentes apresentaram algumas de suas atividades de boas práticas que já foram realizadas e que geraram bons resultados. As trocas de experiências ocorreram para fomentar as cidades a trabalhar no fortalecimento da arrecadação e na diminuição da sonegação de tributos.

Este encontro foi considerado o maior Seminário Regional realizado no interior do Rio Grande do Sul, com todos os municípios buscando atualizar as informações sobre a Educação Fiscal e NFG, além de trabalhar na conscientização da população sobre a importância de pedir a nota fiscal com CPF na realização de suas compras, fomentando o comércio local, contribuindo com o retorno do ICMS para o seu município e concorrendo a prêmios no âmbito municipal e estadual.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai