Publicidade
Clima
Estiagem em Pinhal resulta em falta d’água até para o consumo humano
Equipes do município realizam o levantamento das perdas do setor primário
Por: Márcia Samento
Publicado em: terça, 25 de março de 2025 às 15:30h
Atualizado em: terça, 25 de março de 2025 às 15:33h

A Administração de Pinhal já vem manifestando, há vários meses, a preocupação com o quadro de estiagem no município, agravado pelas chuvas irregulares e as altas temperaturas vivenciadas nos últimos dias. 
Segundo o prefeito Luiz Carlos Pinto Ribeiro, a gestão publica está trabalhando em conjunto com outros órgãos na realização do levantamento das perdas do setor primário, incluindo a cultura de grãos, fruticultura e bovinocultura leiteira e de corte.
O gestor manifesta preocupação ainda com relação ao abastecimento de água, inclusive, para o consumo humano em virtude do baixo volume no nível dos poços artesianos, responsáveis pelo fornecimento de água tanto na cidade como no interior. Ou seja, há uma situação de racionamento.
Na zona rural, várias propriedades já estão sendo abastecidas com água transportada por caminhões. “Esperamos que esta situação se normalize o mais breve possível, porém, enquanto isso não ocorrer, temos que estar preparados para socorrer a nossa população”, salienta o prefeito.
No momento, já são 268 municípios no Rio Grande do Sul com situação de emergência decretado em razão da estiagem segundo dados do mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil, representando mais de 50% dos 497 municípios gaúchos impactados.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom Pinhal
Fotos