Publicidade
Região
Precipitação acumulada ultrapassa os 100 milímetros na região
Palmeira das Missões foi o município mais afetado com as fortes chuvas
Por: Diego Macagnan
Publicado em: sexta, 28 de março de 2025 às 15:31h
Atualizado em: sexta, 28 de março de 2025 às 15:34h

Muitos municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul registraram acumulados de chuva superiores a 100 milímetros entre a tarde e a noite de quinta-feira, 27, e a madrugada de sexta, 28. De acordo com dados da MetSul Meteorologia, um sistema de baixa pressão atmosférica provocou temporais acompanhados de vento, resultando em volumes médios de precipitação variando entre 96 e 100 milímetros em localidades como Frederico Westphalen e Taquaruçu do Sul.

Publicidade

Em Palmeira das Missões, um dos municípios afetados pelo volume de chuvas, a prefeitura sofreu alagamentos devido ao bloqueio de uma calha, cujas causas ainda não foram identificadas, ocasionando a infiltração de água no forro de algumas salas do Paço Municipal. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram danos em forros, que cederam com o acúmulo de água, e prejuízos ao mobiliário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do setor de Recursos Humanos (RH).

Diante da situação, a administração municipal determinou a dispensa dos servidores pelo restante do dia e realizou o desligamento da energia elétrica por questões de segurança. Equipes da Secretaria de Serviços Essenciais atuaram na desobstrução da calha. Em nota oficial divulgada durante a noite de quinta-feira, a Prefeitura de Palmeira das Missões esclareceu que a situação registrada nos vídeos que circulam em aplicativos de mensagens ocorreu devido ao bloqueio da calha do prédio da prefeitura, resultando apenas em danos materiais, sem registro de feridos. A administração informou que as equipes responsáveis seguem trabalhando para restabelecer a normalidade.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai