A forte chuva que atingiu Frederico Westphalen na tarde desta quarta-feira, 2, provocou o acúmulo de água em diversas ruas do município, comprometendo a mobilidade de veículos e pedestres. O ponto de maior retenção foi registrado na região central, no cruzamento da Avenida Maurício Cardoso com a Rua Campos Elíseos, onde a água se acumulou rapidamente devido ao alto volume de precipitação em um curto intervalo de tempo.
Além do centro da cidade, também foram registrados alagamentos na Avenida São Paulo, no Bairro Itapagé, e na Rua Caí, no Bairro Aparecida. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os pluviômetros instalados no município indicaram um total de 93 milímetros de chuva no período de uma hora.
Prefeitura
Em virtude do volume de chuvas chegar a quase 100 mm em vários pontos do município, em pouco tempo, a tubulação foi insuficiente para canalizar a água, causando os alagamentos. A administração municipal recebeu vários chamados da população atingida.
Segundo o secretário de Obras, José Armando Grassi, ainda durante a tarde, alguns locais foram visitados. “Procuramos atender a todos que nos acionaram, porém, durante a chuva, não há o que fazer. Nesta quinta-feira, 3, vamos visitar os pontos críticos atingidos e tomar as providências que podem ser adotadas no momento”, explicou.
Ainda, Grassi destacou que houve o entupimento de bueiros devido ao lixo descartado irregularmente, como garrafas pet, latas de cerveja, entre outros materiais, o que, combinado com canos de espessura menor do que a adequada para o escoamento e excesso de chuva em pouco tempo, contribuiu para o acúmulo da água.