A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) promoveu, na terça-feira, 15, um Conselho Técnico Extraordinário sobre a Série A2 do Gauchão 2025. A reunião ocorreu na sede da entidade, em Porto Alegre, e foi conduzida pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman. O encontro tratou da padronização de procedimentos para o cumprimento de normas e protocolos da competição. Também foram discutidas ações de prevenção ao racismo e à injúria racial durante os jogos.
Regulamento e fórmula
No Congresso Técnico realizado em março, foi definida a manutenção do formato de disputa. A primeira fase terá turno único, com todos os times se enfrentando uma vez. As oito melhores equipes avançarão para as quartas de final. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B Gaúcha. A competição terá início nos dias 17 ou 18 de maio. A final está prevista para 31 de agosto. Ao todo, o campeonato terá 21 datas: 15 na fase classificatória e seis nos mata-matas.
Participam da Série A2 os seguintes clubes: Aimoré, Bagé, Brasil-Far, Esportivo, Futebol Com Vida, Gaúcho, Glória, Gramadense, Internacional-SM, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Real SC, Santa Cruz, União Frederiquense e Veranópolis. Campeão e vice garantirão acesso à Série A do Gauchão em 2026.
O União Frederiquense estreia fora de casa contra o Esportivo, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A partida ocorrerá nos dias 17 ou 18 de maio.