A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen realizou, na quarta-feira, 23, a primeira edição do programa Legislativo na Comunidade, iniciativa que visa aproximar o trabalho parlamentar das necessidades da população. O encontro ocorreu no salão da capela Nossa Senhora Medianeira, no bairro Jardim Primavera, e contou com a presença de moradores, lideranças locais e parlamentares.
A ação, proposta pela presidente da Casa Legislativa, vereadora Marizete Frozzi, tem como objetivo principal promover o diálogo direto com os cidadãos e conhecer, em cada localidade, as demandas mais urgentes. Segundo a presidente, o bairro Primavera foi o primeiro a receber o programa a pedido do presidente da comunidade, José Sérgio Drascheski. A ideia, conforme Marizete, é que outras comunidades também possam ser contempladas ao longo do ano. “É só entrarem em contato com a Mesa Diretora, que iremos priorizar as visitas”, reforçou.
Marizete destacou que a essência do projeto está na escuta ativa e na construção de políticas públicas baseadas na realidade local. “Minha expectativa é a proximidade com a comunidade, ouvir para poder indicar. Como é que tu vai indicar um projeto que vá de encontro com os anseios das pessoas se tu não sabe quais são esses anseios? Sempre fui do diálogo. Quero deixar um legado de bons projetos, baseados na escuta e no relacionamento com as pessoas”, completou.
A presidente também enfatizou a importância de uma atuação unida entre Legislativo e Executivo, colocando o bem comum acima das divergências partidárias. “Temos que ser oposição ao que não é bom, mas o que é bom para o município deve ser trabalhado em unidade”, defendeu.
Outro destaque da fala de Marizete foi a valorização da representatividade feminina na política local. Pela primeira vez, três mulheres compõem o Legislativo de Frederico Westphalen. “As urnas mostraram que as pessoas confiam em nós. Isso é um marco”, celebrou a vereadora, que também é a primeira mulher eleita presidente da Câmara pelo MDB no município.
Com a proposta de criar um cronograma de ações que envolva diferentes segmentos da sociedade — como universidades, setor agrícola, empresariado e grupos de mulheres — Marizete pretende transformar o Legislativo na Comunidade em um espaço contínuo de construção coletiva. “Muitas coisas não acontecem por falta de oportunidade. Nós queremos oportunizar”, finalizou. Também estiveram presentes os vereadores Adilson Severo, Belonir Vendruscolo, Ismael Cocco, Leandro Mazzutti, Lídio Signori e Rúbia Dal Puppo.