PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular
Wilson Ferigollo
Wilson Ferigollo

Guia de turismo e pesquisador.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Sistema financeiro

Não se vê mais atendimento bancário como antigamente

Publicado em: 31/03/2018

Sistema financeiro I – Não se vê mais atendimento bancário como antigamente, hoje você é mais um número. Especialmente os bancos oficiais, não fazem questão de clientes pequenos. Em FW, fui cliente desde a abertura dessas agências, nunca tive um cheque devolvido, nunca atrasei pagamentos, paguei juros quando esteve devedora. Em três agências tive atendimento pelo sistema horrível. Em um desses estabelecimentos recebi carta de encerramento da conta pela falta de movimentação, mas debitaram juros do ano e algumas taxas para encerrar.

Sistema financeiro II – Estamos nos primeiros meses do ano e os balanços das cooperativas de crédito crescendo enormemente em librações de crédito, associados, distribuição de lucros e aquele atendimento personalizado. Os balanços divulgados pela Cresol, Sicredi e Sicoob estão mostrando o crescimento de associados, será que isso é pelo atendimento precário dos outros? Ser pequeno é mau para os bancos oficiais?

Panvel – Vi com alegria o resultado do "Troco Amigo Panvel" ao recolher nos pequenos cofres da farmácia um valor entregue ao caixa do HDP, realmente muito bom. Juntar troquinhos ou centavos e entregar R$ 12.585,00 merecem um registro, ainda mais que na década de 40 a 50, a família Motin, integrante da rede Panvel, tinham em Frederico Westphalen a Loja Motin. Tenho notas fiscais e mais tarde a empresa transferiu para Montenegro.

HPR – Em 2008, quando da reunião da possível organização da associação do Hospital Regional, poucas pessoas foram favoráveis ao tema. Acompanhei o líder do movimento, professor Lauro Chielle, em reuniões e numa delas outras lideranças desviaram convite para Frederico Westphalen e lavraram uma ata, e a reação do Lauro foi rápida e rasteira. Alguém mandou fazer um plano diretor desse HPR com a inclusão da unidade em Frederico Westphalen. Quem fez e onde foi parar?

Oncologia – Tenho ouvido muitas notícias sobre a oncologia no HDP, mas ninguém lembra que no dia 8 de outubro de 2008, o presidente Marcos Forchesatto e Edio Crestanello assinaram documento solicitando cadastramento do Serviço de Oncologia para o HDP, protocolado na 19ª CRS no dia 9 de outubro de 2008, conforme documento em meu poder, que na época era presidente do Conselho Municipal de Saúde, e foi aprovado pelos conselheiros no dia 8 de outubro de 2008. O processo tramita desde 2008, e após 10 anos mostra o trabalho sério e competente.

Catedral – Não conheço pessoas contrárias à restauração da Igreja Catedral, nosso cartão-postal e obra rara idealizada pelo saudoso padre Vitor Battistella, e que tinha um projeto original. Esperava a restauração original, mas estou vendo um trabalho que mostra a falta das oito torres derrubadas em dois vendavais, em 1958 e 1960. Peso das torres é de 2.046 cada.

Comude – O Conselho de Desenvolvimento de Frederico Westphalen, sob o comando do secretário da Indústria e Comércio e Turismo, Paulo Dalmolin de Lima, está sendo muito solicitado, com registros de pedidos de apoio do município em aluguéis, máquinas, equipamentos ou outros investimentos de dezenas de pedidos. Em três reuniões do Comude, o grupo analisou e aprovou mais de 15 projetos encaminhados e com justificativas realizáveis. Sei, também, que nos próximos dias vamos voltar a se reunir para avaliar pedidos encaminhados.

Escola Vila Carmo – No último dia 14 de março, a Escola Estadual Natália Gadonski, da Vila Carmo, comemorou 60 anos de história. Fui pesquisar e encontrei que a diretora Donatilia Michelon, no dia 25 de outubro de 2008, recebeu uma homenagem pelos 50 anos da Secretaria Estadual de Educação, pois fez parte de 200 escolas criadas em 1958, pelo governador Ildo Menghetti, e hoje poucas estão em atividades.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Mega Turismo