PUBLICIDADE
09 - Comércio Local
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro

Professora, formada em Letras e pós-graduada em Literatura e História. Sota-capataz do CTG Rodeio da Querência.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Desafio cultural

Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 16/05/2020

Feijoada – Dando continuidade ao projeto da patronagem de divulgar e cuidar com muita dedicação do CTG Rodeio da Querência, foi servida ontem, 15, uma feijoada, com absoluto sucesso. Registramos aqui os agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram na divulgação, venda de fichas, e na produção desta feijoada. Com a colaboração de todos, cada um dentro de suas possibilidades, o CTG Rodeio da Querência está conseguindo manter a sua saúde financeira.

 

MTG I – O ano de 2020 está sendo totalmente atípico para a nova diretoria do MTG, eleita em janeiro. Primeiro, o mandado de segurança, que suspendeu os resultados da eleição, por interpretação dúbia dos estatutos, em decorrência do resultado de empate, deixou o MTG por longas semanas sem um comando. Finalmente, quando a nova diretoria pôde ser empossada, ao iniciar os primeiros movimentos de sua nova gestão, vem a Pandemia e o consequente isolamento social. Outro balde de água fria. Porém, como nada pode parar, apesar do isolamento social, mais do que nunca o tradicionalismo, que cultua as coisas do passado, está sobrevivendo porque consegue lançar mão das tecnologias do futuro. Nos meios eletrônicos e das mídias sociais, o MTG está mais do que nunca ativo, inovando e criando alternativas muito interessantes.

 

MTG II – Usando de recursos de comunicação, o MTG está consultando os patrões e estes por sua vez, as Entidades do Estado do Rio Grande e de forma muito democrática, irá compilar as opiniões, todas registradas por escrito, para depois, propor uma mudança nos seus estatutos sociais, que são antigos e merecem uma renovação. Um dos itens envolve as datas da realização do Congresso, que atualmente acontece na segunda semana do mês de janeiro, e que para muitos patrões e conselheiros, é uma data bastante imprópria. Da mesma forma, está havendo proposição para mudança no tempo de permanência da diretoria do MTG e das Regiões Tradicionalistas, de um para dois anos, do número de Conselheiros do MTG e também alteração das datas das eleições estaduais e regionais.

 

MTG de luto – Faleceu no domingo, 10, o ex-presidente do MTG, Benjamin Feltrin Netto.Feltrin iniciou sua trajetória tradicionalista no CTG 20 de Setembro, em Santo Ângelo, em 1962. Em 1965, ingressou no CPF Piá do Sul, em Santa Maria, onde auxiliou na construção e venceu vários rodeios declamando e coordenando as invernadas artísticas. Em Santana do Livramento, ingressou no CTG Fronteira Aberta, dirigiu o departamento cultural, e foi coordenador da 18ª Região Tradicionalista, por três mandatos. Foi conselheiro da região. Foi vice-presidente de eventos do MTG, e Presidente do MTG em 1994, permanecendo por dois mandatos. Recebeu títulos de cidadão de vários municípios do Rio Grande do Sul. Ao falecer, era conselheiro benemérito e honorário do MTG e fazia parte do conselho de vaqueanos do MTG do Rio Grande do Sul.

 

Desafio cultural – A gestão de prendas da 28ª Região Tradicionalista lançou o Desafio Tchêsperta Vivente. Para aproveitar a permanência em casa, as prendas e peões têm muito tempo para dedicar-se aos estudos com vistas a ampliação de seus conhecimentos. Pensando nisso, as prendas e peões lançaram o desafio, que é composto por provas on-line, de conteúdos relativos à bibliografia básica dos concursos. O desafio iniciou no dia 9 de maio, com o lançamento do link.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Teste Grátis