PUBLICIDADE
9 -  Live Ohana
Marcelo Blume
Marcelo Blume

Administrador, especialista em Marketing e mestre em Engenharia de Produção. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e quatro livros publicados na área de gestão.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

O que funciona agora no marketing

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 08/07/2020

As crises tendem a acelerar processos que já vinham ocorrendo, conforme você já ouviu e já leu por aqui também. A crise provocada pelas decisões diante da pandemia não fugiu, e seus efeitos de longo prazo não fugirão a esta regra. Deste modo, precisamos nos conscientizar de que aquilo que vai funcionar nas formas de criar, promover e vender já existe.

Twitters de 300 caracteres têm sido mais poderosos que textos impactantes dos jornais mais renomados, assim como alguns TikToks de 11 segundos, ou vídeos no Youtube conseguem mais repercussão que comerciais nos intervalos dos programas de maior audiência da TV. Um dos motivos é que nunca tanta gente passou tanto tempo diante das telas e tampouco era possível levar as telas, com os Smartphones, há qualquer lugar que se vai.

Muitas coisas que eram percebidas, ou entendidas como fundamentais, de repente, com os decretos de distanciamento social, passaram a não ser mais. Todos aprendemos a viver sem determinadas atividades, sem determinados espaços e atividades, ao passo que começamos a entender, usar e conviver com outras situações e funcionalidades que não conhecíamos ou não valorizávamos. Por estes e outros motivos, os orçamentos para promoção e vendas precisam ser alinhados cada vez mais para a atenção às pessoas, especialmente aos públicos-alvo e seus influenciadores. Independente da idade, faixa de renda, ou local de residência, boa parte destes públicos está na frente da tela de um celular, mesmo quando está em frente à TV, que teve uma grande retomada de audiência na pandemia. O celular é o ponto de convergência das pessoas em qualquer tempo e é fundamental que você avalie como seu negócio é encontrado e como se apresenta no celular dos seus públicos.

Pesquisas, campanhas, produção lentas e caras devem dar lugar à velocidade! É preciso apostar em produções ágeis, testes em microescala e diários, decidindo investir mais naquilo que os testes, projetos-piloto e outras análises mais rápidas derem algum sinal positivo.

A criatividade deve ser cada vez mais o diferencial competitivo, seja na concepção de bens e serviços ou na forma de promovê-los, bem como na forma de fazer chegar aos públicos. Muitas marcas já se dedicam a produzir entretenimento e/ou conteúdo relevante, para assim obter seguidores, dentre eles, encontrar novos clientes/consumidores, obter seu engajamento, fidelidade e indicação de novos, considerando que a venda é uma consequência de um relacionamento bem feito. Vejam amigos, que não são projeções para o futuro, são observações do que está ocorrendo agora e com o objetivo de despertar os negócios locais para mudar a forma de promover e vender.

Prestar atenção nos traços de comportamento daqueles públicos que você e seu negócio desejam atrair, ser criativo e executar ideias rapidamente é um conjunto poderoso que pode gerar muito mais soluções daqui para frente. Há algum tempo, isso já era importante, porém, ainda considerado por muitos como opcional, enquanto que agora precisa ser considerado obrigatório, uma questão de sobrevivência, em praticamente todos os mercados.

Nestes tempos em que muita coisa precisa ser revista, outras reinventadas, é preciso ter coragem para romper com o que não serve mais. É preciso mudar de fato, entender rapidamente as guinadas do comportamento do seu público e seguir estes caminhos com criatividade, velocidade e muita capacidade para agir aproveitando as oportunidades que passam logo, consciente de que surgem outras.

Pense nisso! Até a próxima!

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel