PUBLICIDADE
9 -  Live Ohana
Rejane Bonadimann Minuzzi
Rejane Bonadimann Minuzzi

Professora

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Não matarás o tempo com distrações

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 25/07/2020

"Temos de reconhecer que o momento não tem sido fácil para ninguém, especialmente, para todos os estudantes, que carregam sobre si o peso, a responsabilidade de definir a carreira e o futuro em meio à insegurança e incertezas geradas pela crise do coronavírus", diz Gil Vieira, sócio e diretor pedagógico da startup. Para aliviar essa tensão, Vieira preparou um roteiro, com 10 recomendações de ouro para nortear o dia a dia daqueles que desejam uma vaga na universidade, ou até mesmo dar conta das aulas on-line da escola.

************************************************************************************

Os 10 mandamentos de quem estuda em casa

1 - Amarás os estudos sobre todas as coisas: amar os estudos é mais que uma necessidade, é um estilo de vida! E em casa, pior, pois as distrações podem desviar a sua atenção. Faça de tudo para gostar de estudar senão vai ficar só na embromação, sentado diante do material enquanto a mente faz uma excursão pelo mundo...

2 - Não enganarás a si mesmo sobre os seus estudos: nada de ficar se justificando com "mas eu não consigo desse jeito" ou "quando tudo voltar ao normal eu recomeço". O dia de hoje é um dia que não vai voltar... Independentemente do que vai acontecer depois, hoje é mais um dia para você estudar. Amanhã, o que você dirá de hoje? Foi mais um dia ganho ou menos um dia de estudos? Então... Jogue fora essas desculpas e use esse tempo a seu favor!

3 - Honrarás todas as disciplinas: se você está em casa, acaba caindo naquela de escolher as matérias que prefere estudar... Arbitrariedade nessa hora não vai dar certo, né? Então, não despreze as disciplinas... Encare o desafio de estudar com equilíbrio e você vai se surpreender com o resultado!

4 - Não matarás o tempo com distrações: não te distrairás com o animalzinho de estimação... A gente sabe que seu gato vai adorar passar a tarde cochilando no sofá com você e que o seu cãozinho vai querer brincar a tarde toda... Reserve um tempo para eles, para os familiares e para os amigos, mas volte ao trabalho". Ops, aos estudos!

5 - Não levantarás falsas crenças: o tempo agora não é de lamentar o isolamento social... Ah, se eu pudesse estudar ali ou acolá. Nada disso! Não escute essas falsas crenças de que de outro jeito seria melhor. Encarre essa realidade: estude agora, da melhor maneira possível!

6. Criarás uma rotina: tem muita gente em casa? Analise a rotina da casa e organize a sua. Se pela manhã a família está dormindo ou está mais silenciosa, aproveite para estudar o que exige mais concentração! Faça o seu horário de acordo com o que é viável, ok?!

7 - Manterás a organização: não é porque está em casa que tudo vai ser de qualquer jeito. Presenteie-se com a organização: a sua mente lê que aquele é o ritmo, a hora ou o espaço para o estudo. Ajude-a a manter uma ordem de estudos!

8. Cuidarás do ambiente de estudos: observe a iluminação do seu local de estudos para não prejudicar a sua visão. Geralmente, no meio da tarde a luz elétrica já se faz necessária. Se conseguir iluminação natural... uhuuuu! Vai cuidar da vista e da conta de energia... Reserve cadeira confortável, espaço para arrumar o material e para escrever. O seu "cantinho" de estudos será a sua sala de aula.

9 - Guardarás "domingos e feriados": sim, é preciso que haja os seus momentos de "fora da sala". Para o lazer, para a religião, para o ócio... Mente que descansa e que diversifica os processos se torna mais produtiva...

10. Honrarás o cumprimento de planos: com certeza! Não é porque está em casa que os planos podem ser abandonados! Eles podem ser reavaliados e, se algo não está indo bem, podem ser substituídos. Mas nunca abandonados. Seu planejamento é o seu guia e é com ele que você vai alcançar o sucesso!

Abraços!

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica