Natan Lima
Natan Lima

Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia no distrito de Frederico Westphalen

 

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Pais para nosso exemplo e advertência

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 08/08/2020

No Brasil, a cada segundo domingo do mês de agosto vemos lindas homenagens, gestos de carinho e celebramos a existência dos pais. De maneira geral, o pai é o companheiro, marido dedicado, exemplo de vida para os filhos, trabalhador e amigo. No entanto, sabemos que a família nuclear contemporânea tem muitas variações e por isso existem muitas mães, avós e outros parentes que em certos grupos familiares acumulam o papel da figura paterna e devem ser lembrados.

A Bíblia registra a história de vários pais para nosso exemplo e advertência. Quero compartilhar com vocês três exemplos de pais no Antigo Testamento e sua relação com a nossa vida hoje. O primeiro deles é Acã. Sua história é introduzida em um contexto de derrota do povo de Israel contra uma pequena cidade chamada Aí (Js 7:2-5). O motivo disto foi o roubo feito por Acã de algo que havia sido consagrado a Deus, o que trouxe grande sofrimento para sua família e seu povo. Ao ver as atitudes de Acã lembramos que hoje embora a desonestidade e maldade estejam se espalhando pelo mundo, o roubo, a desonestidade e o engano não são as características que esperamos em nossos pais. Práticas como estas se refletem nas muitas atitudes dos filhos e de outras pessoas. Por isso, seja uma pessoa honesta, justa e transparente. Guarde em sua mente esta lição especial e viva isto na prática, pois uma grama de exemplo vale mais do que uma tonelada de conselhos.

O segundo exemplo paterno é o de Enoque. Sobre ele é dito que “andou com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gn 5:24). O livro de Gênesis registra que após Enoque ter um filho ele conheceu a Deus e andou com Ele de tal maneira que Deus o levou para morar no céu. Este relato nos apresenta um pai que tinha uma experiência pessoal com Deus e o quanto isto fez diferença em sua vida. Além disso, temos aqui um chamado para que os pais tenham o seu próprio relacionamento pessoal com Deus e vivam a experiência de andar com ele hoje.

Finalmente, o terceiro exemplo é o de Josué. Em Josué 24:15 versa o seguinte: “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Estas palavras são mencionadas em um contexto onde Josué chama o povo de Israel em sua despedida e menciona que ainda que todos se mostrassem contrários, ele e sua família permaneceriam servindo a Deus.

Hoje necessitamos de pais que andem no caminho contrário ao de Acã, que decidam viver uma experiência pessoal com Deus como Enoque e que como Josué permaneçam ao lado de Deus ainda que seja contra a opinião da maioria. Pode ser que você seja um pai excelente, medíocre ou precário, mas o simples fato de ser pai carrega um grande poder de influência. Você não escolherá se terá influência. Isto você já tem. Sua escolha é o que fazer com ela (Meditações Matinais Encontros com Deus, 2014). Que escolhamos sempre os caminhos que nos conectam com Deus e uns com os outros.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica