PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro

Professora, formada em Letras e pós-graduada em Literatura e História. Sota-capataz do CTG Rodeio da Querência.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Semana do Jovem Tradicionalista

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 14/09/2020

Semana do Jovem Tradicionalista – Seguindo os preceitos do Departamento Jovem Central, os CTGs da 28ª Região Tradicionalista desenvolveram diversas atividades em comemoração à Semana do Jovem Tradicionalista. As atividades iniciaram no dia 30 de agosto e se estenderam até dia 5 de setembro, no intuito de fortalecer e incentivar a liderança jovem a promover ações concretas para fomentar o diálogo, a reflexão e a divulgação dos temas propostos.

 

CTG Rodeio da Querência – Os jovens tradicionalistas do CTG Rodeio da Querência, incentivados pelo seu Departamento Cultural, realizaram três diferentes ações em comemoração à Semana do Jovem Tradicionalista. As prendas confeccionaram o tradicional brinquedo Cinco Marias e reciclaram garrafas, seguindo a proposta do MTG. Já os peões plantaram árvores, mais precisamente a erva-mate, na sede campeira. As atividades compuseram parte do relatório vasto e de muito conteúdo, enviado pelo Departamento Jovem da 28ª Região Tradicionalista para o MTG.

 

Chama crioula acende a tradição – A chama crioula, um dos maiores símbolos da cultura gaúcha e ato inaugural dos Festejos Farroupilhas a cada ano, foi acesa em diversos pontos do Rio Grande do Sul. No fim de semana passado, diversos municípios gaúchos realizaram cerimônias de geração e distribuição da chama. Em Porto Alegre, a chama crioula foi retirada da pira da pátria às 17 horas do dia 7 de setembro, no Parque Farroupilha, sendo conduzida em cavalgada até a sede da 1ª Região Tradicionalista, na zona sul. As comemorações foram transmitidas ao vivo, sem público.

 

Semana Farroupilha 2020 – O CTG Rodeio da Querência lançou, oficialmente, a abertura dos festejos da Semana Farroupilha ontem, 11, com uma feijoada, de muito sucesso. Por determinação do MTG, este ano, em decorrência da pandemia, cada entidade tradicionalista do Estado comemora a Semana Farroupilha a sua maneira, de acordo com as possibilidades, obedecendo ao distanciamento social. Inclusive, o acendimento da chama crioula foi realizado conforme cada entidade, na data e local mais apropriados ao seu momento.

 

Departamento cultural do MTG – O MTG propõe todos os anos diversos temas, com o intuito de trabalhar a cultura e envolver os jovens no espírito tradicionalista. Neste ano, em foco estão o tema anual MTG 2020: “MTG: Sustentabilidade e as Novas Gerações”; o tema dos Festejos Farroupilhas 2020: “Gaúchos sem Fronteiras”; e a tese: “O MTG Como Propulsor do Uso Coerente das Tecnologias e Valorização do Ser Humano”.

 

Celebrando “Os gaúchos sem fronteiras” – O tema da Semana Farroupilha, muito apropriado para a época que estamos vivendo, terá diversas atividades on-line, programadas pelo MTG, Regiões Tradicionalistas e algumas entidades. Todos os eventos ligados ao tema, serão on-line, o que demonstra que virtualmente não existem fronteiras. Destacamos o Festival Internacional de Gineteadas, o Sarau Gaúchos sem Fronteiras, que contará com a participação de artistas espalhados pelo mundo e uma missa crioula, que poderá ser assistida por todos, de qualquer parte do mundo.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel