PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro
Mirtes Teresinha Friedrich Quadro

Professora, formada em Letras e pós-graduada em Literatura e História. Sota-capataz do CTG Rodeio da Querência.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Juventude e protagonismo

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 19/09/2020

 

 

Chama crioula I – Por todo o Rio Grande do Sul, a chama crioula foi gerada e acesa, em datas diferentes, nos mais diversos locais, sem obedecer a uma ordem rígida, mas dentro das condições de cada entidade e município. E em todos os lugares em que aconteceu a cerimônia, mesmo com distanciamento social, o espírito tradicionalista foi aceso também, com respeito e muita nostalgia.

 

Chama crioula II – Em Frederico Westphalen, a chama crioula foi gerada em uma cerimônia que não permitiu a presença de um grande público, mas que contou com o protagonismo da AFF e das duas entidades tradicionalistas: o CTG Rodeio da Querência e o Piquete Alto Alegre. Controvérsias vencidas, a singeleza do ato e a discrição exigida pela pandemia fizeram deste acendimento um momento histórico, que ficou marcado e registrado como o fogo da tradição que nem a pandemia consegue apagar.

 

Juventude e protagonismo I – Por serem naturalmente ligados às redes sociais e por terem nas veias o sangue de quem não se deixa abalar, os jovens do Rio Grande do Sul assumiram um dos mais importantes papéis neste período de extrema dificuldade dentro do meio tradicionalista. A facilidade e interligação das redes sociais, e da comunicação, criou uma rede de proteção ao tradicionalismo gaúcho, que brotou nas mãos dos jovens e por eles está sendo habilmente sustentado. Tradicionalismo é cultura e é esta que está sendo divulgada e discutida pelos nossos jovens dentro dos CTGs, dentro de uma mesma região e, principalmente, dentro do Estado. Não importa para eles o local onde cada participante mora, mas sim, o que tem de bom conhecimento e exemplo a compartilhar.

 

Juventude e protagonismo II – Impressionante é a facilidade de organização dos jovens gaúchos. As atividades que organizam, sempre on-line, têm inscrição, fotos no banner, onde ao fim da palestra virtual cada um tira a sua selfie para comprovar a participação, tem a certificação, controle de presença, ou seja, o evento é on-line, mas obedece a todas as regras e critérios de um evento presencial. Com um detalhe: o jovem está lá na sua casa, em companhia de seu celular ou computador, seguindo todo o ritual do evento, devidamente pilchado, como se estivesse em sua entidade tradicionalista. E desta forma, cada jovem participante faz com que a atividade virtual assuma o status de um evento oficial.

 

Juventude e protagonismo III – Tem momentos em que se tem a nítida impressão de que é a juventude gaúcha, por meio do Departamento de Cultura, que está mantendo acesa a chama do tradicionalismo gaúcho. A participação dos jovens é pautada na honestidade e na palavra, no senso de responsabilidade e muito respeito. E assim, os organizadores enviam o link da palestra ou do debate aos inscritos, e em segundos todo o Estado do Rio Grande do Sul, incluindo também Santa Catarina e Paraná, estão logados, discutindo a cultura gaúcha, com propriedade e conhecimento. E as atividades desdobram-se em Lives, Palestras, Debates Virtuais, Prosa Gaúcha, Seminários, trazendo à tona os mais diversos assuntos, todos de relevante cunho cultural, gerando o debate e a reflexão.

 

CTG Rodeio da Querência – O CTG Rodeio da Querência agradece sensibilizado pela disponibilidade da equipe de feijoada do Lídio Signori, que fez com que o sucesso da empreitada fosse alcançado. A feijoada foi servida na sexta-feira, 11, marcando o início das festividades tradicionalistas farroupilhas dentro do CTG. Da mesma forma, convida a comunidade frederiquense a saborear um tradicional churrasco gaúcho, amanhã, 20 de setembro, desta vez, temperado e assado pela equipe de assadores do CTG. As fichas ainda podem ser adquiridas com a patronagem.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica