PUBLICIDADE
09 - Consulta Popular
Natan Lima
Natan Lima

Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia no distrito de Frederico Westphalen

 

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Paz na tempestade

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 19/09/2020

As tempestades são eventos climáticos capazes de grande destruição. Em 1979, ocorreu a maior e mais intensa tempestade tropical já registrada. O tufão Tip, como foi chamado, se formou na região Noroeste do Oceano Pacífico. Alcançou 2.200 km de diâmetro e registrou ventos de até 305 km/h. Ele causou danos de milhões de dólares, inundou mais de dois mil lares, 11 mil pessoas ficaram desabrigadas, 42 morreram, 71 desaparecidas e 283 ficaram feridas (https://en.wikipedia.org/wiki/Typhoon_Tip). A Bíblia também fala sobre as tempestades e registra o momento em que Jesus se deparou com este terrível fenômeno da natureza. O encontro entre Jesus e uma tempestade no mar da Galileia ensina lições importantes para nossa vida ainda hoje.

Em Marcos 4:35 encontramos Jesus e os seus discípulos atravessando o mar da Galileia. No entanto, antes de concluir o seu trajeto o barco foi atingido por uma grande tempestade. “As ondas se arremessavam contra o barco’ (Mc 4:37); “o barco estava sendo inundado e eles corriam grande perigo” (Lc 8:23). Imagino que os discípulos como experientes pescadores fizeram todo o possível para escapar da tempestade, mas absorvidos no esforço de salvar a si mesmos esqueceram-se da presença de Jesus. A morte estava diante deles. A qualquer momento eles seriam tragados pelas ondas. Parecia que não havia mais esperança. Então, lembraram-se de Jesus.

O que Jesus estava fazendo que até agora não os tinha livrado daquela tempestade? Quando os discípulos o procuraram o encontraram dormindo (Mc 4:38). Ele estava em paz em meio à tempestade. Quando Jesus é despertado pelos discípulos que estavam aterrorizados Ele repreende a falta de fé deles e em seguida diz: “Acalma-te, emudece!” e assim a tempestade se finda imediatamente (Mc 4:39). 

Do ponto de vista bíblico, a tempestade é um símbolo de grandes adversidades, lutas e problemas. Todos já passaram por algum desafio na vida, especialmente no contexto atual de crise global devido à Covid-19. Que tempestade tem chegado em sua vida hoje? Como você tem reagido? Quando olhamos para a experiência de Jesus descobrimos que Ele teve paz na tempestade. Não era na posse de sua força e onipotência que Ele descansava. Jesus confiava no poder do Pai. Foi pela fé no amor e cuidado de Deus que ele descansou (EGW, O desejado de todas as nações).

Assim, lembre-se que: (1) como Jesus você pode confiar no cuidado protetor de Deus; (2) que assim como Jesus estava no barco com os discípulos Ele acompanha você todos os dias de sua vida; (3) que Deus nos livra NA tempestade e não DA tempestade e que (4) assim como Jesus governou o curso da natureza e trouxe fim a tempestade Ele também está dirigindo sua vida. No momento certo, a tempestade da sua vida irá passar. Guarde essas palavras em seu coração e hoje mesmo viva a experiência de ter paz na tempestade!  

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica