PUBLICIDADE
9 - coronavírus
Wilson Ferigollo
Wilson Ferigollo

Guia de turismo e pesquisador.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Debate

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 14/10/2020

Debate – Estamos iniciando o pior período, o eleitoral, quando as posições suscitam debates, discussões ou argumentos que provocam alguns atritos, provocando pela paixão partidária uma cisão familiar. Entre as pessoas de melhor condição financeira a discussão poderá ser algo mais áspero. Já se for entre a classe média ou entre os mais humildes a discussão é baixaria. Você concorda e vai evitar entrar na briga?

Palestra I – No dia 28 de setembro, na sede da ACIFW, foram recebidos os candidatos a vereadores de nossa cidade. Com três assuntos abordados permitiram ajudar esclarecer a importância do trabalho do vereador. A professora Vera Martins, doutora em Comunicação, apresentou de uma forma fácil a ética, em ações sociais comuns, condutas, postura na convivência, diferenças, preservando a dignidade com serenidade e saber entender o outro.

Palestra II – O advogado Rogério Vargas dos Santos mostrou que o vereador tem defeitos e virtudes, e na atividade Legislativa deve produzir leis, avaliando os reflexos positivos e negativos. O vereador deve estar atento ao desenvolvimento do município. Já o engenheiro Valdenir A. Cadore abordou a importância do plano diretor e as formas de tratar pelos legisladores no nascedouro do problema. A responsabilidade do vereador está em conhecer os efeitos de um voto, levado pela sigla partidária. Avaliar bem o reflexo do voto.

Postura – Um político se destaca e atinge um índice de aprovação quando a postura frente aos eventos sociais e muito mais nas exposições de motivos ou debates na sessão da Câmara, mostra respeito ao ouvinte e eleitor. Ainda bem que tenho ouvido eleitores dispostos a votar em quem não baixa o nível e tem postura social e ética. Temos um grupo de nomes concorrendo, com um passado de trabalho voluntário, e isso poderá ajudar.

Mulheres – Existem leis exigindo um percentual de candidatas a cargos ao Legislativo, sem qualquer apoio público de grupos de mulheres. Está na hora das senhoras e senhoritas levantarem a bandeira em defesa delas. Todos os partidos disponibilizam mulheres, mas faltará o voto?  Mundo feminino, acorde votando, pois diversos nomes estão à disposição.  

Homenagem – Dificilmente os nossos legisladores avaliam a possibilidade de registrar história de lideranças, enaltecendo suas qualidades morais, sociais e intelectuais, entre outras. Temos mais de 360 quilômetros de estradas municipais e mais de 300 ruas numeradas, sem nomes específicos. Em uma determinada sessão foram indicados os nomes de Darcy Antônio Mariotti e João Alberto Mariotti, e por ser período eleitoral, entendi que ficará engavetada.

Campanha – O momento é de campanha política. Não queremos criticar, mas registro observações de amigos sobre dois setores, que poderiam merecer mais atenção de todos: cultura e turismo. Nos últimos anos reduziu significativamente a vinda de grupos, e falo porque sou guia de turismo, acostumado receber dois ou mais grupos de turistas, visitando os atrativos regionais. Temos uma associação de guias a AAGITUR com mais 20 profissionais à disposição. Os setores de turismo e cultura andam juntos.

As minerais do Prado – Graças ao apoio que recebi de lideranças, amigos e professores de Vicente Dutra, estamos concluindo o livro sobre a colonização das Águas do Prado e suas minerais. Está na revisão e depois irá para a gráfica. Certamente, após o período eleitoral poderemos realizar a distribuição do livro, que terá o apoio da unidade do Sicredi de Vicente Dutra.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Mega Turismo
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel