PUBLICIDADE
9 - Girassol
Ivan Luiz Tasso
Ivan Luiz Tasso

Bacharel em Administração.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Clube da Leitura: primeiro ano

**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.

Publicado em: 17/04/2021

A JCI Rodeio Bonito desenvolve diversos programas comunitários; um deles é o projeto “Geladeiras Literárias”, implantado em 2020, que tem como objetivo “fazer com que toda a comunidade rodeiense (e regional) tivesse a oportunidade de acesso à leitura, além de incentivar crianças, jovens e adultos a cultivar esse hábito”.

Foram implantadas duas “Geladeiras Literárias”, uma no Horto Florestal do Grupo Creluz, na linha Três, em Pinhal, e outra na Unidade Básica de Saúde de Rodeio Bonito. Os refrigeradores (desligados) estão abastecidos com mais de 400 livros e revistas de diferentes gêneros, fruto de doações de abnegados leitores.

Com a chegada da pandemia, em 2020, foi necessário pensar em outra atividade para evitar o contato entre pessoas e com os livros. Então surgiu a ideia de criar o “Clube da Leitura”, que tem como objetivo “promover a troca de experiências literárias entre leitores e interessados, para assim estimular o hábito da leitura”. Os encontros são realizados mensalmente, de forma on-line (Google Meet). Participam membros da JCI e também pessoas de nossa e outras cidades cativadas por livros.        

Livros que foram debatidos: O Cortiço, Aluísio Azevedo; Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus; O Rouxinol e o Imperador da China, Hans Christian Anderson; Trabalhe 4 horas por semana, Timothy Ferriss; Capitães de Areia, Jorge Amado; A Revolução dos Bichos, George Orwell; As cinco linguagens do amor, Gary Chapman; A história das coisas: da natureza ao lixo, Annie Leonard; A parte que falta, Shel Silverstein; Dom Casmurro, Machado de Assis; O diário de Anne Frank; Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol Dweck; 12 regras para a vida, Jordan Peterson; Insubmissas Lágrimas de Mulher, Conceição Evaristo; História Regional da Infâmia, Juremir Machado da Silva; Hackeando Tudo, Raiam Santos; Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; Em busca de sentido, Viktor Emil Frankl;  O menino do pijama listrado, John Boyne; também filmes, documentário e outros.

Durante os encontros são debatidos livros (e outros periódicos) previamente selecionados. Existe um espaço para curiosidades sobre publicações, o momento da poesia, comentários sobre leituras diárias e ou já realizadas, e dicas sobre filmes, séries e documentários. A Tchê Farmácias foi apoiadora do projeto, doando um livro por mês para sorteio entre os participantes.

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Novo Site
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica