Wilson Ferigollo
Wilson Ferigollo

Guia de turismo e pesquisador.

Sugestões, elogios e dúvidas: clique aqui para enviar um e-mail.

Gente e Negócios

Tradições e a Indústria

Publicado em: 01/09/2018

Lubrificantes: Temos em Frederico Westphalen diversos representantes de distribuidoras de lubrificantes. Hoje, registro a empresa do nosso amigo Bento Ruviaro Lubrificantes, estabelecida a rua Piracicaba, logo abaixo da Tenente Portela. Informações: 3744-1747.

 

Tradição I: A região cultua a tradição gaúcha desde 1935, quando os times de Barril, o Gaúcho e o Irahy dentro da programação do Centenário Farroupilha jogaram amistosamente no estádio localizado, na época, atrás da catedral.

 

Tradição II: Em agosto de 1965, a Escola Cardeal Roncalli promoveu um concurso envolvendo os alunos da 4ª série sobre a Epopeia Farroupilha, resgatando um pouco da história da maior revolução 1835-1845. O vencedor foi o aluno Neider Francisco "Quicão" Panosso e teve a matéria publicada no Jornal "CINEFATOS" edição semanal da época.

 

Tradição III: Estamos iniciando a divulgação da programação de mais uma Semana Farroupilha, com a instalação de galpões nas ruas centrais. Uma programação preparada com alguns cuidados para atingir todos os tradicionalistas da região sob a coordenação da Associação Farroupilha e apoio do CTG Rodeio da Querência.

 

Chama Crioula: Ouvimos alguns comentários positivos sobre a geração da Chama Crioula de Iraí, na primeira semana de agosto, e algumas homenagens aos grandes protagonistas da cultura gaúcha. Poderiam ter sido incluídos nomes de Iraí – Wilson de Assis Ferreira Lopes, 1º patrão, e Gentil Prestes da Costa, 1º capataz do Minuano CTG, bem como os jovens professores da dança gaúcha, os advogados Clovis (in memoriam) e Sergio Egert. Desculpem.

 

Violência: O nosso Jornal O Alto Uruguai estampou uma reportagem do jornalista Fabio Pelinson alertando sobre a gravidade da Lei Maria da Penha e que serve para refletir em grupos maiores. Casos de ameaças em 2018, 339 registros, lesão corporal, 139 casos e estupros, 20 ocorrências. Não ouvi qualquer citação dos nomes dos agressores. A lei proíbe? 

 

Indústrias: Na sessão da Câmara, nossos vereadores aprovaram um projeto de lei, concedendo liberdade de funcionamento para indústrias, localizadas em áreas de interesse público. Isso permitirá o funcionamento dessas empresas em horários diferenciados, gerando horas-extras aos funcionários e proporcionando um rendimento familiar. Parabéns vereadores!

 

Vias públicas: Tenho me manifestado com frequência sobre a alterações ou nominações de vias urbanas, homenageando pessoas ilustres do passado. Agora, a estrada que liga a rua Garibaldi até o Santuário de Schoenstatt é avenida Antônio Ribolli, pioneiro, empresário e vereador. Parabéns e um registro, senhores vereadores, formem uma comissão para reunir os desenhistas e donos de imobiliárias, além dos proprietários de loteamento, encaminhando os nomes das ruas na confecção dos mapas. Desculpem minha intromissão.  

 

Dentista: Mais de 50 anos atrás o cirurgião-dentista, Jairo Correa Audino, chegou em Frederico Westphalen, radicou-se em nossa cidade, constituiu família e consolidou seu nome na sociedade. Foi membro dos Departamentos Médicos do Ipiranga e do Itapagé, contribuindo com a mão de obra especializada na qualidade dos atletas. Todos os sábados, nós, casais, nos encontrávamos nos degraus da catedral após a missa. Jairo foi, mas deixou um rastro de ações positivas. Um abraço aos familiar

COMENTÁRIOS

Os comentários no site não são moderados e são de inteira responsabilidade de seus autores. Utilize este espaço com elegância e responsabilidade. Ofensas pessoais e palavras de baixo calão serão excluídas.
PUBLICIDADE
13 - Zooclínica
PUBLICIDADE
13 - Dedetização Daniel