Um jovem se aproximou de Jesus e perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna? Mateus 19, 21: (Jesus respondeu) “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque tinha muitas propriedades”.
A diferença entre a abordagem a Jesus dos pobres e dos ricos é cristalina: os abastados querem conquistar a vida eterna e os necessitados precisam de uma vida digna, hoje, agora, na Terra; eles pedem ao Mestre coisas como: a ressureição de Lázaro; numa festa de pessoas pobres, quando acaba a bebida, Jesus transforma água em vinho; restituiu a visão a um cego de nascença para que tenha condições trabalhar e ter uma vida digna.
O Brasil foi o país que “recebeu” o maior números de irmãos do continente africano, que foram escravizados; 5.500.000 (cinco milhões e quinhentos mil) e também foi a nação que manteve este regime de trabalho escravo por maior período, mais de 350 anos. Na Serra Gaúcha em 2023 houve denúncia de trabalho análogo à escravidão cometido contra irmãos do nordeste. Outro episódio que nos deixou chocados foi: “De acordo com o laudo de Genivaldo de Jesus Santos, o homem morreu de asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda; após uma abordagem policial. O caso aconteceu em Sergipe”.
Muitos cristãos denunciam o tratamento injusto que alguns “países”; muito distantes do Brasil, oferecem aos padres – que deve ser denunciado, pois quem é Discípulo de Cristo, merece ser tratado com dignidade – porém, não escuto as mesmas críticas aos episódios e fatos narrados acima; acontecidos em nossa pátria.
Como podemos entender e respeitar as pessoas LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e intersexuais) sendo cristãos?
Muitos fazem a leitura literal da Bíblia ou a pescaria de versículos, que tira o texto do contexto, onde em toda as Escrituras, há apenas três versículos que podem ser interpretados nessa linha: Gênesis 19, 1-28; Levítico, 18, 22; e Romanos 1, 26-27.
Levítico11; Atos dos Apóstolos 15, 19-29; 1 Coríntios 11, 4; 1 Timóteo 3,2; Romanos 13, 1-2; 2 Coríntios 3,6; Mateus 5; 1 João 4,16; que está escrito: “E Deus só se faz presente onde há amor”.
Mateus 25, 35-39: Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deste de beber... Então os justos lhe perguntaram: Senhor quando que lhes prestamos socorro? O Rei responderá: Todas as vezes que vocês fizerem isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.