Ecos da tradição
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 21 de fevereiro de 2025

FESTEJOS FARROUPILHAS – Em Frederico Westphalen a Associação Farroupilha Frederiquense- AFF- encarregada de realizar os Festejos Farroupilhas, fez a sua primeira reunião de trabalho, onde foram informados os shows que já estão confirmados para esta edição do Acampamento Farrapo. Está ta,mbém confirmado a realização do Acampamento Farrapo no Parque Municipal, que espera-se apresentar melhor estrutura este ano, tendo em vista as melhorias necessárias para a edição da EXPOFRED. O planejamento do acampamento também terá reformulações significativas, tendo em vista a grande procura por galpões, constantes em uma lista de espera. O lançamento oficial da Semana Farroupilha de 2025 este ano será antecipado, porém em consonância com a EXPOFRED, respeitando-lhe o espaço.

DEPARTAMENTO ARTÍSTICO I – O Departamento Artístico, liderado pelo Diretor Artístico João Arlindo Rembold, acessorado por Renan Candaten, Fábio Paloschi, Ivan Rohrs, Sandra Vendruscolo e Quielen da Rosa Albarello, juntamente com a Coordenadoria da 28ª Região Tradicionalista, realizou uma reunião administrativa de trabalho, tendo como locação as dependências da Biblioteca Pública de Iraí. Participaram os patrões e os Poseiros Artísticos de todos os CTGs da Região que possuem invernadas artísticas. Na oportunidade foi feito o planejamento anual, após uma avaliação bastante criteriosa do andamento do departamento Artístico no ano de 2024.

DEPARTAMENTO ARTÍSTICO II – Tomando como base os erros e acertos do ano que passou, ficou decidido de comum acordo entre todos os patrões da 28ª Região Tradicionalista que possuem invernadas, que no ano de 2025 não mais se farão os Encontros de Invernadas. Como forma de construção e avanço com as invernadas, este ano acontecerão três Circuitos Artísticos, de grande envergadura. O primeiro será um Circuito Individual, que consiste em um Rodeio Artístico das modalidades como Declamação, Gaita, Dança de Salão, Canto Vocal e Chula. Este Rodeio Individual será realizado em Iraí, organizado pelo Minuano CTG, no dia 15 de junho, e avaliado pelo MTG. Em agosto, dia 24, acontecerá um Rodeio Crioulo Aberto, em Cristal do Sul, ocasião em que haverá mais de um palco de apresentações, com inscrições estendidas para outras Regiões Tradicionalistas. E finalmente, dia 26 de outubro acontecerá um Circuito interno de Invernadas, ou seja, exclusivamente dos CTGs da 28ª Região Tradicionalista, organizado pelo CTG Estância dos Carreteiros de Palmitinho. Nos três eventos haverá a presença de uma Comissão Avaliadora oficial do MTG.

SEMANA DA PAZ – O Calendário Estadual determina que de 24 de fevereiro a 02 de Março todas as Entidades Tradicionalistas trabalhem o tema da Paz com as crianças e Jovens. Cada CTG está livre para desenvolver internamente o tema da maneira que sua realidade permitir. Mas fica a obrigatoriedade do desenvolvimento do tema referente à Paz.

FAGULHA JOVEM – O Fagulha Jovem é um jornal virtual, mensal, sob a responsabilidade do Departamento Cultural da 28ª Região Tradicionalista. Recentemente foi publicada a sua 3ª edição. Desta vez, a responsabilidade foi do Departamento Jovem e Cultural do CTG Tropeiros do Cristal, de Cristal do Sul. A edição fala de forma muito leve sobre o tema anual de 2025, trazendo ainda biografia de personagens da nossa região e um relato sobre a história do CTG Tropeiros do Cristal.

7ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA – Dia 01 de Março, sábado, será realizada a 7ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha da 28ª Região Tradicionalista. O CTG que sediará o evento será o Rancho Xucro de Ametista do Sul. O início da Mostra será às 14 horas e 30 minutos, aberto para toda a comunidade tradicionalista e público em geral. A tarefa das prendas e peões, devidamente amparados pelos Posteiros Culturais de suas entidades, é resgatar no seu município, as práticas antigas características dos grupos locais ali existentes, como a fabricação de embutidos (linguiça campeira, queijo de porco, salame, copa e morcilia), queijos, chimias, compotas, conservas, sucos e vinhos.

Fonte: