Papel da educação ambiental no ambiente escolar
Os artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 24 de maio de 2024

As questões envolvendo o meio ambiente na sala de aula são essenciais para a formação dos alunos. Diante disso, temas relacionados a água, esgoto sanitário e resíduos sólidos, por exemplo, despertam o interesse dos alunos em ações do seu dia a dia. Nas escolas, dentre muitos projetos, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus da UFSM em Frederico Westphalen - RS, desenvolve em várias escolas da região atividades que visam conscientizar a comunidade escolar sobre a correta separação dos resíduos e a sua importância para a preservação do meio ambiente. Essas, envolvem conceitos como reciclagem, reaproveitamento e compostagem.

Você sabia que separando corretamente nosso resíduo, podemos aumentar a sua taxa de reciclagem? Se ficou na dúvida, vamos lá. Para se ter um sistema de coleta e reciclagem eficiente, devemos iniciar pela separação dentro na nossa casa. Essa separação envolve três tipos de materiais: Recicláveis - Que podem ser reutilizados novamente no processo produtivo (Papel, plástico, papelão, vidro, metal, dentre outros); Orgânicos - Podem ser transformados em adubo orgânico (Cascas de frutas, restos de alimentos, pó de café, entre outros) e Rejeitos - que não podem ser transformando e adubo orgânico nem reciclados (Papel higiênico, fraldas, etc..). Após isso, deve ocorrer a coleta dos materiais nos dias e coletoras corretas (Geralmente os orgânicos e rejeitos são coletados no mesmo dia, porém em embalagens separadas e os recicláveis em outro dia) conforme cronograma do seu Município. Assim, os resíduos serão destinados a triagem de maneira correta, facilitando a separação e posterior reciclagem, agregando valor econômico ao material. Vamos todos contribuir com a preservação do meio ambiente. Separe corretamente o seu resíduo.

Prof. Dr Willian Fernando de Borba

Coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

 

 

Fonte: