Inteligência artificial
*Os textos/artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
quarta, 19 de junho de 2024

Não é inteligência, nem artificial. Inteligência é uma propriedade dos organismos, da matéria orgânica. Não é artificial porque foi criada por seres humanos (Miguel Nicolelis). Inteligência é uma propriedade dos seres vivos; como o processo da Teoria da Evolução das Espécies, princípio desenvolvido por Charles Darwvin: “que propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural; onde os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a permanecer”.  
“A inteligência artificial (IA) é um campo da computação que se concentra na criação de sistemas que possam realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana, como compreender linguagem natural, tomar decisões baseadas em dados e aprender com a experiência” (Google).
O criador da Inteligência Artificial foi Alan Turing (1912-1954), considerado “o pai da computação”. Turing foi uma das primeiras pessoas a pensar nos computadores como um sistema capaz de responder a qualquer tipo de problema. Ele levantou uma hipótese: 0s computadores podem pensar? Até chegarmos ao processamento de linguagem natural.
ChatGPT é um modelo de linguagem artificial desenvolvido pela OpenAI. Ele usa a tecnologia GPT (Generative Pre-trained Transformer) para gerar respostas e conversar com os usuários em linguagem natural. O modelo é treinado com grandes quantidades de dados textuais para compreender a linguagem humana e gerar respostas coerentes e relevantes para as perguntas e comandos que recebe. É utilizado em diversas aplicações, como assistentes virtuais, chatbots (que é um programa de computador que simula uma conversa humana e é capaz de entender as dúvidas do usuário e responder de maneira automatizada) e outras ferramentas de processamento de linguagem natural.
Não é possível gerar inteligência em laboratório. O processo de computação não é digital, mas, analógico. As invenções são criadas pelos seres humanos. A Inteligência Artificial faz a tentativa de criar um futuro sem futuro, se baseia o futuro no passado. (Miguel Nicolelis).
O processo de automação começou com a Revolução Industrial; iniciada na Inglaterra, na década de 1760 (século XVIII) que gerou um aumento da produtividade. Ficou marcada pelo seu foco na indústria têxtil, e invenções de destaque desse período foram a máquina de tear e o motor a vapor. “A abstração mental responsável por fomentar uma tempestade perfeita sobre o futuro da condição humana, o Culto das Máquinas, pode ser considerada tão deletéria, uma vez que em última análise, ela tem como objetivo supremo a total eliminação do ser humano da economia global” (O verdadeiro criado de tudo, livro de Miguel Nicolelis).
“Em tempos, os homens entregavam o pensamento às máquinas, na esperança de que isso os libertasse. Mas só permitiu que outros homens com máquinas os escravizassem” (Frank Herbert). 

Fonte: