Publicidade
Chuvas
Danos nas estradas do interior causam prejuízos e transtornos na região
Equipes das prefeituras devem trabalhar, inclusive, no fim de semana para liberar acessos que foram destruídos pelos volumes de água
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 03 de novembro de 2023 às 11:38h
Atualizado em: sexta, 03 de novembro de 2023 às 11:43h

A frente fria que provocou chuvas e ventos fortes na noite da quinta-feira, 2, e madrugada de ontem, 3, na região Norte do Estado, gerou, conforme a MetSul, acumulados de até 100 milímetros (mm) em algumas localidades, como no caso de Frederico Westphalen. Já o Inmet informou que as rajadas de vento no município chegaram a 63 quilômetros por hora. A temperatura também baixou, devido ao ciclone extratropical que se formou no litoral gaúcho.

Publicidade
Publicidade

O mau tempo, que provocou cheias e grandes estragos em Santa Catarina, também causa reflexos na região. Com o rio Uruguai acima do nível – cerca de oito metros ontem, 3 –, as balsas de Vicente Dutra/Mondaí (SC), Pinheirinho do Vale/Itapiranga (SC) e Barra do Guarita/Itapiranga não estavam operando até o encerramento desta edição. Em Iraí, não há registros de famílias desabrigadas, pois os moradores ribeirinhos ainda não retornaram para as suas casas desde a enchente do início de outubro.

Para o fim de semana, a previsão é de tempo bom para a região, com temperaturas baixas, em torno de 10ºC.

 Estradas intransitáveis

A chuvarada, no entanto, tem causado transtornos nas estradas no interior dos municípios da região. Em Iraí, conforme o prefeito Antonio Vilson Bernardi, equipes da prefeitura trabalhavam ontem, 3, nas vias em piores condições, para tentar liberar o trânsito. “Há casos em que os acessos foram destruídos, simplesmente, terão de ser refeitos do zero. A expectativa é que o tempo firme no fim de semana para continuarmos com o trabalho”, informou.

O prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos, informou que com a perspectiva de tempo bom para o fim de semana, não deverá ocorrer desalojamentos de famílias no Distrito de Ipuaçu (rio Pardo) ou linha Mendes (rio Uruguai). No município, a principal preocupação também é em relação às condições das estradas, bueiros e pontes no interior. “Temos muitos problemas nas cabeceiras das pontes e cada vez que chove, resolvemos o problema, mas o volume excessivo de chuvas leva tudo de novo. Na próxima semana, estarei em Porto Alegre para levar ofícios aos deputados e ao Governo do Estado, para que olhem pela região e nos auxiliem com recursos, pois os gastos são enormes”, comentou.

Em Seberi, a prefeitura emitiu um comunicado, alertando a população que as chuvas voltaram a causar problemas em localidades do interior, principalmente, nas localidades que já haviam sido alvo de estragos em outubro. O prefeito, Adilson Balestrin e integrantes da administração municipal, estão visitando os locais mais atingidos e concentrando esforços para reparar os danos o mais breve possível. A linha Barra Funda é um dos pontos que tem trânsito interrompido, em consequência do nível elevado do rio Fortaleza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU