Publicidade
Crescimento
Monitor do PIB aponta alta de 13,4%
Apesar do aumento, ainda há um longo caminho para a retomada da economia
Por: Daiane Pereira
Publicado em: segunda, 19 de julho de 2021 às 14:04h
Atualizado em: segunda, 19 de julho de 2021 às 14:08h

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,8% no mês de maio, em relação a abril, de acordo com um levantamento do monitor do Produto Interno Bruto. Segundo o estudo, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), a atividade econômica teve avanço de 13,4% em 2021, em comparação com o ano anterior. 
Conforme o coordenador do monitor, Claudio Considera, os dados são positivos, mas ainda há um longo caminho para a retomada mais robusta da economia. “Em maio, com relação ao mesmo mês do ano passado, a economia seguiu no ritmo de intenso crescimento, observado desde abril devido à baixa base de comparação em 2020. Isso é reflexo do crescimento em todas as atividades econômicas e componentes da demanda. Apesar disso, a economia ainda se encontra 0,7% abaixo do nível que detinha em fevereiro de 2020, período anterior ao início da pandemia no país”, declarou o gestor, em nota oficial.
Ainda, o monitor destaca o avanço de 10,1% no consumo de famílias no trimestre móvel, encerrado em maio, sendo o resultado mais expressivo o de bens duráveis, com incremento de 49,8%, e dos bens semiduráveis, de 71,6%. O PIB alcançou aproximadamente R$ 3,4 trilhões de janeiro a maio de 2021, em valores correntes em termos monetários. Em maio deste ano, a taxa de investimento da economia foi de 22,1%.
O estudo antecipa a tendência do principal índice da economia a partir de fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o responsável pelo cálculo oficial das contas nacionais.

Publicidade
Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU