Publicidade
Suporte
Banrisul lança programa de financiamento para prefeituras
Municípios poderão solicitar recursos para aquisição de diversos tipos de bens e terão carência de 12 meses para começar os pagamentos
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: segunda, 19 de julho de 2021 às 14:45h
Atualizado em: segunda, 19 de julho de 2021 às 14:48h

Prefeituras de cidades gaúchas interessadas em adquirir veículos e outros equipamentos poderão procurar apoio junto ao Banrisul para efetuarem a compra de bens. A viabilização dessa linha de crédito para todos os municípios foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 19, em uma transmissão ao vivo realizada pelo banco, que marcou o lançamento do Programa de Financiamento Especial para o Poder Público.

A iniciativa possibilita o financiamento de veículos, como automóvel, ônibus, caminhão, ambulância e utilitários; equipamentos para obras e manutenção, como trator, escavadeira, retroescavadeira, pá carregadeira, britadores, serras, betoneira, compactador de solo, máquina de solda, motonivelador, rolo pneumático e compressor de ar; projetos de eficiência energética e geração de energia solar fotovoltaica e eólica; equipamentos de tecnologia da informação (computador, notebook, servidor, sistema de comunicação voip, no break, drone, entre outros); e equipamentos para segurança pública (miras holográficas, analisadores espectrais, viaturas, câmeras digitais e sensores de movimento).

Publicidade
Publicidade


Condições do programa
Os recursos podem ser solicitados pelos municípios do Rio Grande do Sul que estejam habilitados a contratar novos financiamentos, de acordo com a legislação que dispõe sobre os limites de endividamento para o setor público.

O percentual de financiamento é de até 100% do valor dos bens, com valor mínimo de R$ 500 mil. O prazo total para pagamento é de até 60 meses, incluída a carência de até 12 meses.

No evento de lançamento, o governador Eduardo Leite (PSDB) falou sobre a iniciativa e disse que o programa ajudará no desenvolvimento dos municípios

– O governo do Estado tem um olhar muito atento às prefeituras, aos municípios, e entendo a importância de estreitarmos cada vez mais esse laço. Entendo que tudo que puder ser feito para ajudar os municípios a se tornarem melhores, consequentemente, torna o Estado melhor também. Nesse sentido, o Banrisul faz sua parte, dando aqui, a partir desse programa, financiamento especial do setor público, alcançando condições de aquisição de bens que modernizam o setor público – destacou.

O financiamento de projetos de eficiência energética, afirma o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, é um dos destaques do programa. O investimento contribui na redução de despesas dos municípios e fomenta boas práticas sustentáveis. “O nosso compromisso é oferecer condições favoráveis na implantação de geradores de energia limpa ao setor público municipal e, dessa forma, participar proativamente na sustentabilidade de nosso Estado”, enfatizou.

Também estiveram presentes o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, secretários Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), Marco Aurelio Cardoso (Fazenda), Agostinho Meirelles (Secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política) e Artur Lemos Júnior (Casa Civil), a deputada estadual Franciane Bayer, representando a Assembleia Legislativa, além de parlamentares e de representantes da diretoria do Banrisul e das associações de municípios do Estado.

Fonte: O Alto Uruguai/Governo do RS
Vitrine do AU