Publicidade
Cooperação
Encontro gera intercooperação entre Cooperativas Escolares
Programação, realizada em Erval Seco, marcou o encerramento das atividades do ano com os cooperados
Por: Thaane Otero
Publicado em: segunda, 04 de dezembro de 2023 às 16:53h

Como forma de concluir as atividades realizadas neste ano no programa Cooperativas Escolares, os cooperados estiveram reunidos em Erval Seco, em um grande encontro de intercooperação. 
Realizado no dia 24 de novembro, o programa traz na sua essência o desenvolvimento de várias competências, como cooperação, cidadania, integração, vivência social, convívio e a colaboração. Fazendo parte das ações do programa, em 2023 as Cooperativas Escolares promoveram várias atividades, tendo como foco principal o objeto de aprendizagem que destaca a liderança e o protagonismo das crianças e adolescentes envolvidos. 
Conforme a coordenadora de Programas de Relacionamento, Ana Claudia Selonk Busatto, o encontro foi de intercooperação entre os integrantes das 10 cooperativas implantadas e em atuação. “A programação, foi organizada pela Cooper Arco íris, contou com atividades lúdicas, integrativas, colaborativas e recreativas. Reunimos pessoas que acreditam e trabalham pela mesma causa. Então, os estudantes estando aqui, vendo a grandiosidade do programa, propicia o aquecimento da chama de cooperação que existe em cada um deles, pois são estes educandos que dão força e vida às Cooperativas Escolares”, ressalta a coordenadora.
Atualmente, são 10 Cooperativas participantes, são elas: a Cooper Osvino, Cooper LG, Cooper Plátanos e Cooper Arco-Íris, de Erval Seco; a Cooper Castro, de Planalto; a Cooper SB, de Rodeio Bonito e a Cooper Rosa, de Seberi, no Rio Grande do Sul, além da Cooper Castelo, de Palmitos, Monter Bela, de Maravilha e Cooper Pratas de São Carlos, estas em Santa Catarina, totalizando cerca de 200 cooperados. No próximo ano, o encontro de integração será realizado em Seberi, município definido por meio de sorteio.

Publicidade
Publicidade

O programa
As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.
Essa iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Saiba mais sobre o programa em: https://www.sicrediconexao.com.br/cooperativas_escolares/ 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU