Publicidade
Tratativas
Prefeito de Rodeio Bonito participa reunião sobre situação dos garimpos
Encontro aconteceu em Ametista do Sul, na última semana, na presença de outros gestores
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 01 de abril de 2024 às 11:07h
Atualizado em: segunda, 01 de abril de 2024 às 11:45h

O prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, continua empenhado na busca pela liberação dos garimpos da região, pois a paralisação das atividades no setor atinge também garimpeiros do município, gerando consequências na economia local e regional.
No início da última semana, em uma audiência em Ametista do Sul, foi tratado sobre o assunto, oportunidade em que o prefeito Jadir Kovaleski recebeu em seu gabinete o presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), Nilvo Antonio Zatti, e o engenheiro de Minas da entidade, Pedro de Oliveira Pena, na presença dos prefeitos Cristiano Gnoatto, de Planalto; Antonio Vilson Bernardi, de Iraí; Paulo Duarte, de Rodeio Bonito; e representando o prefeito José Alberto Panosso, de Frederico Westphalen, o secretário de Turismo, Alessandro Molossi.
Durante o encontro, foi entregue um documento desses municípios para a Coogamai, com pedidos de esclarecimentos quanto ao andamento do processo de desinterdição das atividades garimpeiras, tendo em vista que já se passaram oito meses da data de interdição, e os prejuízos econômicos e sociais estão afetando a todos.
Além disso, foram discutidas as novas despesas que a cooperativa terá diante da exigência da contratação da empresa de segurança do trabalho, e como os municípios poderão auxiliar no custeio desses valores.
O prefeito Paulo Duarte, frisa que a Administração de Rodeio Bonito vem ao longo deste período fazendo o possível para amparar os garimpeiros que estão sem trabalhar e, portanto, sem renda. Entre as medidas está a distribuição de cestas básicas que já aconteceu em duas oportunidades, além de outras ações pontuais por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
O prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski, salientou que muitas melhorias já foram feitas, e da necessidade de flexibilização (dentro dos parâmetros legais), de algumas exigências, para regularização das atividades, com maior brevidade possível. Agora, os gestores aguardarão os esclarecimentos da Coogamai referente ao processo de desinterdição.

Publicidade
Publicidade


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU